Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS NA ERA DIGITAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Andréia Casagrande
-
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em administração

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar as mudanças na gestão de pessoas em uma instituição financeira, na era digital, evidenciar os benefícios e dificuldades percebidos pelo gestor frente aos avanços tecnológicos.
Relevância/originalidade
A pesquisa pode ser considerada relevante em virtude de contribuições que oferece para os gestores de instituições financeiras, subsidiando alterações no modelo de gestão de pessoas, que são determinantes para o sucesso da operação.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, pesquisa de campo, por meio de cinco entrevistas com gestores de agência bancárias a fim de verificar quais os impactos, mudanças, dificuldades e benefícios da era digital na gestão de pessoas neste segmento.
Principais resultados
Os dados empíricos evidenciaram a relevância das relações hierárquicas e processos de comunicação como fatores determinantes no modelo de gestão de pessoas na era digital, na instituição financeira analisada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuições para reflexão sobre o tema de gestão de pessoas, na era digital.
Contribuições sociais/para a gestão
Facultar dados empíricos e subsídios para reconfigurar as relações de pessoas em instituições financeiras.

Abstract

Study goals
Checking the changes in people management in a financial institution, in the digital age, highlighting the benefits and difficulties perceived by the manager in face of technological advances.
Relevance / originality
The research can be considered relevant due to the contributions it offers to managers of financial institutions, supporting changes in the people management model, which are crucial for the success of the operation.
Methodology / approach
Qualitative approach, field research, through five interviews with bank branch managers in order to verify the impacts, changes, difficulties and benefits of the digital age in people management in this segment.
Main results
Empirical data showed the relevance of hierarchical relationships and communication processes as determining factors in the people management model in the digital age, in the analyzed financial institution.
Theoretical / methodological contributions
Contributions for reflection on the topic of people management in the digital age.
Social / management contributions
Provide empirical data and subsidies to reconfigure the relationships of people in financial institutions.