Objetivo do estudo
Descrever o Business Process Management (BPM), ou Modelo de Gestão de Processos, a partir do modelo condicionantes, estratégias, estruturas e desempenho (CEED) da unidade de atendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), situada em Belo Horizonte.
Relevância/originalidade
O trabalho cumpre uma lacuna, ao analisar, no contexto da Gestão de Processos, uma instituição autárquica, tradicionalmente hermética na interatividade com a sociedade e orientada a processos gerenciais clássicos.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com 20 participantes. Adaptou-se o modelo do BPM, com um roteiro previamente elaborado. A interpretação das informações atendeu a critérios próprios da análise de conteúdo, na análise das narrativas, conforme ampla literatura na área de metodologia.
Principais resultados
Apresenta-se opiniões e relatos de executivos de serviços gerenciais, demonstrando as possibilidades de mudança e inovações na forma como eles podem ser prestados. Constatou-se, ainda que, embora a organização venha se esforçando para sua modernização gerencial, diversos aspectos podem ser efetivados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo permitiu a abertura de novas fronteiras em análise de organizações orientadas a processos gerenciais clássicos, mas com pretensões modernizantes, conciliando orientações estratégicas com recursos tecnológicos, constituindo-se em evolução importante na literatura.
Contribuições sociais/para a gestão
A abordagem do BPM significa uma nova orientação para a instituição. Portanto, o estudo apresenta contribuições para a implementação de reorientação nas estratégias gerenciais, proporcionando benefícios para o Governo e para a sociedade.