Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PROCESSOS: um estudo na Unidade de Atendimento da Advocacia Geral da União em Minas Gerais
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Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado
2 - Tarcisio Afonso
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA - Mestrado Profissional em Administração
3 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
4 - Edina Campolina Assunção
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever o Business Process Management (BPM), ou Modelo de Gestão de Processos, a partir do modelo condicionantes, estratégias, estruturas e desempenho (CEED) da unidade de atendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), situada em Belo Horizonte.
Relevância/originalidade
O trabalho cumpre uma lacuna, ao analisar, no contexto da Gestão de Processos, uma instituição autárquica, tradicionalmente hermética na interatividade com a sociedade e orientada a processos gerenciais clássicos.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com 20 participantes. Adaptou-se o modelo do BPM, com um roteiro previamente elaborado. A interpretação das informações atendeu a critérios próprios da análise de conteúdo, na análise das narrativas, conforme ampla literatura na área de metodologia.
Principais resultados
Apresenta-se opiniões e relatos de executivos de serviços gerenciais, demonstrando as possibilidades de mudança e inovações na forma como eles podem ser prestados. Constatou-se, ainda que, embora a organização venha se esforçando para sua modernização gerencial, diversos aspectos podem ser efetivados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo permitiu a abertura de novas fronteiras em análise de organizações orientadas a processos gerenciais clássicos, mas com pretensões modernizantes, conciliando orientações estratégicas com recursos tecnológicos, constituindo-se em evolução importante na literatura.
Contribuições sociais/para a gestão
A abordagem do BPM significa uma nova orientação para a instituição. Portanto, o estudo apresenta contribuições para a implementação de reorientação nas estratégias gerenciais, proporcionando benefícios para o Governo e para a sociedade.

Abstract

Study goals
This study describes the Business Process Management (BPM), or Process Management Model, based on the conditioning, strategies, structures and performance (CEED) model of the Federal Attorney General's Office (AGU) service unit, located in Belo Horizonte.
Relevance / originality
The work fills a gap by analyzing, in the context of Process Management, an autarchic institution, traditionally hermetic in its interaction with society and oriented to classic management processes.
Methodology / approach
A qualitative research was carried out, with 20 participants The BPM model was adapted, with a previously elaborated script The interpretation of the information met the criteria of content analysis, in the analysis of the narratives, according to the extensive literature in
Main results
Opinions and reports from management services executives are presented, demonstrating the possibilities for change and innovations in the way they can be provided It was found that, although the organization has been striving for its management modernization, several aspects can be implemented
Theoretical / methodological contributions
The study allowed the opening of new frontiers in the analysis of organizations oriented to classic management processes, but with modernizing intentions, reconciling strategic orientations with technological resources, constituting an important evolution in the literature.
Social / management contributions
The BPM approach means a new orientation for the institution. Therefore, the study presents contributions to the implementation of reorientation in managerial strategies, providing benefits to the Government and society.