Resumo

Título do Artigo

Gestão da Permanência Discente: um estudo de casos múltiplos em Instituições de Ensino Superior da rede privada da cidade do Rio de Janeiro
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - MARCIA R S CASTELUCIO
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - XXX
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato foi analisar de que forma as IES da rede privada gerenciam a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico
Relevância/originalidade
A crescente expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas, tem exigido que as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas traçem estratégias para alcançar resultados sustentáveis E, um dos temas que afligem as IES privadas é a evasão estudantil.
Metodologia/abordagem
A partir de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à investigação descritiva, em um estudo de casos múltiplos em cinco IES da rede privada na cidade do Rio de Janeiro.
Principais resultados
Observou-se expressiva preocupação com a evasão, porém sem alinhamento acerca dos conceitos que a envolvem; Pouco conhecimento a respeito das causas e dos percentuais dos estudantes evadidos; Falta de desenvolvimento de ações longitudinais com os alunos para mitigar o fenômeno da evasão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato buscou contribuir para a melhoria do desempenho das instituições, especialmente no que diz respeito ao fator evasão.
Contribuições sociais/para a gestão
A aplicabilidade do estudo incide na utilização dos resultados para criar estratégias para a gestão da permanência estudantil nas IES da rede privada brasileira.

Abstract

Study goals
The aim of this report was to analyze how private HEIs manage the permanence of students in the academic environment.
Relevance / originality
The growing expansion of higher education in Brazil in recent decades has required that private Higher Education Institutions (HEIs) devise strategies to achieve sustainable results. And one of the issues that afflict private HEIs is student dropout.
Methodology / approach
From a qualitative methodology, a descriptive investigation was carried out, in a study of multiple cases in five private HEIs in the city of Rio de Janeiro.
Main results
There was an expressive concern with evasion, but with no alignment with the concepts that involve it; Little knowledge about the causes and percentages of dropouts; Lack of development of longitudinal actions with students to mitigate the dropout phenomenon.
Theoretical / methodological contributions
This report sought to contribute to improving the performance of institutions, especially with regard to the dropout factor.
Social / management contributions
The applicability of the study focuses on the use of the results to create strategies for the management of student permanence in HEIs in the Brazilian private network.