Objetivo do estudo
O objetivo deste relato foi analisar de que forma as IES da rede privada gerenciam a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico
Relevância/originalidade
A crescente expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas, tem exigido que as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas traçem estratégias para alcançar resultados sustentáveis E, um dos temas que afligem as IES privadas é a evasão estudantil.
Metodologia/abordagem
A partir de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à investigação descritiva, em um estudo de casos múltiplos em cinco IES da rede privada na cidade do Rio de Janeiro.
Principais resultados
Observou-se expressiva preocupação com a evasão, porém sem alinhamento acerca dos conceitos que a envolvem; Pouco conhecimento a respeito das causas e dos percentuais dos estudantes evadidos; Falta de desenvolvimento de ações longitudinais com os alunos para mitigar o fenômeno da evasão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato buscou contribuir para a melhoria do desempenho das instituições, especialmente no que diz respeito ao fator evasão.
Contribuições sociais/para a gestão
A aplicabilidade do estudo incide na utilização dos resultados para criar estratégias para a gestão da permanência estudantil nas IES da rede privada brasileira.