Resumo

Título do Artigo

ESFORÇOS DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Vitor da Silva Bittencourt
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Priscila Rezende da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Rony Castro Fernandes de Sousa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Anderson Freitas dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Examinar os esforços de inovação, a internacionalização acelerada e os gatilhos relacionais das empresas nos países latino-americanos.
Relevância/originalidade
É a primeira vez que um estudo avalia, conjunta e empiricamente, a percepção de gravidade dos obstáculos institucionais e os esforços de inovação, considerando como unidade de análise um número ampliado de firmas de países latino-americanos.
Metodologia/abordagem
Foi utilizada uma base de dados do banco mundial (Environment Surveys) com 14.064 empresas de 20 países da América Latina, que responderam questões relativas aos seus esforços de inovação, de 2006 a 2018.
Principais resultados
Os itens com o maior poder de validade e de qualidade na análise fatorial realizada para o construto “esforços de inovação”, foram: introdução de produtos e processos novos, ou significativamente melhorados e investimentos em P&D.
Contribuições teóricas/metodológicas
São evidenciados padrões positivos de correlação entre idade, porte, percepção de gravidade dos obstáculos institucionais e esforços de inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados contribuem para a estruturação de programas de profissionalização, de expansão e de maturação dos negócios latino-americanos.

Abstract

Study goals
To examine the innovation efforts, accelerated internationalization and relational triggers of companies in Latin American countries.
Relevance / originality
This is the first time that a study has jointly and empirically assessed the perception of the seriousness of institutional obstacles and innovation efforts, considering as a unit of analysis a large number of firms from Latin American countries.
Methodology / approach
A database from the world bank (Environment Surveys) was used with 14,064 companies from 20 countries in Latin America, which answered questions related to their innovation efforts, from 2006 to 2018.
Main results
The items with the greatest validity and quality power in the factor analysis performed for the “innovation efforts” construct were introduction of new or significantly improved products and processes and investments in R&D.
Theoretical / methodological contributions
Positive patterns of correlation between age, size, perception of seriousness of institutional obstacles and innovation efforts are evidenced.
Social / management contributions
The results contribute to the structuring of professionalization, expansion and maturation programs for Latin American businesses.