Objetivo do estudo
A fim de compreender as variáveis comportamentais que influenciam o processo de compra sustentável, a presente investigação tem como objetivo identificar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra de produtos verdes.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa permitiu sintetizar abordagens, teorias e considerações mais proeminentes sobre o comportamento de consumo verde, destacando quais os principais fatores que influenciam esse tipo de comportamento do consumidor.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa sob os moldes de uma revisão sistemática da literatura, seguindo as diretrizes metodológicas de Kitchenham (2004) As bases de dados utilizadas foram: Web of Science e Scopus, por meio das quais foram obtidos 49 artigos a serem analisados
Principais resultados
Foram identificadas 12 variáveis influentes no processo de compra. Como fatores motivadores têm-se: Valores; Normas; Educação, Conhecimento e Informação; Eficácia Percebida; Emoções e Benefício/Valor percebido; Governo e Contexto. Como inibidores de consumo obteve-se: Preço; Indisponibilidade do produto; Ceticismo e Individualismo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em resumo, destaca-se a revisão e categorização das teorias referente ao processo de compra do consumidor, revelando dois grandes grupos, inversamente proporcionais, que podem inibir ou impulsionar o comportamento de compra dos produtos verdes, divididos em fatores internos e externos ao indivíduo.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esse artigo estimule a mudança sustentável do comportamento do consumidor e permita às empresas uma cultura mais sustentável a fim de maximizar os objetivos estratégicos de negócios.