Resumo

Título do Artigo

VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS DO PROCESSO DE COMPRA DE PRODUTOS VERDES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Rafaela Ângela Mateus Souto Maior
ufrpe - Sede
2 - Edson Ramos de Oliveira Junior
ufrpe - Sede
3 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
ufrpe - Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR
4 - Laura Maria Abdon Fernandes
ufrpe - Sede

Reumo

Objetivo do estudo
A fim de compreender as variáveis comportamentais que influenciam o processo de compra sustentável, a presente investigação tem como objetivo identificar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra de produtos verdes.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa permitiu sintetizar abordagens, teorias e considerações mais proeminentes sobre o comportamento de consumo verde, destacando quais os principais fatores que influenciam esse tipo de comportamento do consumidor.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa sob os moldes de uma revisão sistemática da literatura, seguindo as diretrizes metodológicas de Kitchenham (2004) As bases de dados utilizadas foram: Web of Science e Scopus, por meio das quais foram obtidos 49 artigos a serem analisados
Principais resultados
Foram identificadas 12 variáveis influentes no processo de compra. Como fatores motivadores têm-se: Valores; Normas; Educação, Conhecimento e Informação; Eficácia Percebida; Emoções e Benefício/Valor percebido; Governo e Contexto. Como inibidores de consumo obteve-se: Preço; Indisponibilidade do produto; Ceticismo e Individualismo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em resumo, destaca-se a revisão e categorização das teorias referente ao processo de compra do consumidor, revelando dois grandes grupos, inversamente proporcionais, que podem inibir ou impulsionar o comportamento de compra dos produtos verdes, divididos em fatores internos e externos ao indivíduo.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esse artigo estimule a mudança sustentável do comportamento do consumidor e permita às empresas uma cultura mais sustentável a fim de maximizar os objetivos estratégicos de negócios.

Abstract

Study goals
In order to understand how behavioral variables influence the sustainable purchasing process, this research aims to identify behavioral variables inherent to the purchasing process of green products.
Relevance / originality
This research synthesized the most prominent approaches, theories and considerations about green consumption behavior, highlighting which are the main factors that influence this type of consumer behavior.
Methodology / approach
A research was carried out in the form of a systematic literature review, following the methodological guidelines of Kitchenham (2004). The databases used were: Web of Science and Scopus, through which 49 articles were obtained to be analyzed.
Main results
Twelve influential variables in the purchasing process were identified. As motivating factors there are: Values; Standards; Education, Knowledge and Information; Perceived Effectiveness; Emotions and Benefit/Perceived Value; Government and Context. As consumption inhibitors were gotten: Price; Product unavailability; Skepticism and Individualism.
Theoretical / methodological contributions
In summary, the review and categorization of theories related to the consumer purchase process, revealed two large groups, inversely proportional, that can inhibit or boost the purchasing behavior of green products, divided into internal and external individual factors.
Social / management contributions
It is hoped that this paper encourages sustainable change in consumer behavior and enables companies to build a more sustainable culture maximizing strategic business objectives.