Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA INTELECTUAL DA PESQUISA SOBRE O EFEITO PRIMING: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Marcelo Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Samara de Carvalho Pedro
Centro Universitário da FEI - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
3 - Daniela Menezes Garzaro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
4 - Thiago Chiorino Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial da América Latina

Reumo

Objetivo do estudo
O principal objetivo deste artigo é identificar o estado atual da pesquisa sobre o efeito priming.
Relevância/originalidade
O estudo sintetiza os conceitos estabelecidos sobre o efeito priming, ampliando a discussão sobre o tema e estimulando novas reflexões.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo bibliométrico, por meio de análises de citação, coocorrência de palavras, cocitação e pareamento. Foram analisados 440 artigos, publicados até 2020, contendo 10.028 referências.
Principais resultados
Pôde-se identificar os autores mais relevantes, com destaque para John Bargh, os artigos mais influentes, a construção colaborativa sobre o tema e as principais abordagens adotadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo contribui ao retratar a estrutura intelectual de pesquisa sobre priming e incentivar novas avenidas de pesquisa.
Contribuições sociais/para a gestão
Dada a dificuldade em estabelecer um contorno seguro para variáveis de interferência e aumentar o nível de generalização, pôde-se observar a falta de consenso sobre a efetividade do uso do priming em ações de marketing.

Abstract

Study goals
The aim of this article is to identify the current state of research on the priming effect.
Relevance / originality
This study synthesizes the concepts established about the priming effect, expanding the discussion on the topic and stimulating new reflections.
Methodology / approach
A bibliometric study was carried out, through the analysis of citation, word co-occurrence, co-citation and pairing. 440 articles, published up to 2020, containing 10,028 references were analyzed.
Main results
It was possible to identify the most relevant authors, with emphasis on John Bargh, the most influential articles, the collaborative construction on the topic and the main approaches adopted
Theoretical / methodological contributions
This article contributes by portraying the intellectual structure of research on priming and encouraging new research avenues.
Social / management contributions
Given the difficulty in establishing a safe contour for interference variables and increasing the level of generalization, it was possible to observe the lack of consensus on the effectiveness of using priming in marketing actions.