Objetivo do estudo
O propósito desse artigo é ampliar e realizar uma revisão teórica do contexto no qual se compreende o serviço de troca, entre cliente e empresa, para que assim se entenda como a experiência e valores são desenvolvidos.
Relevância/originalidade
A ampliação do entendimento do processo de cocriação de valor, em ecossistemas de serviço, poderá contribuir na identificação dos fatores que favorecem ou impedem a obtenção de níveis maiores de competitividade no campo do Marketing.
Metodologia/abordagem
Para Payne (2008) a cocriação de valor são processos que incluem procedimentos, tarefas, mecanismos e interações. Este artigo explora os conceitos centrais desta abordagem, mediante um estudo de revisão da literatura.
Principais resultados
Esta visão sobre a cocriação de valor acentua a necessidade de observar a relação que ocorre entre o consumidor e o fornecedor, como um conjunto longitudinal, dinâmico e interativo de experiências.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ampliou-se o conhecimento acerca dos contextos de experiência, bem como se compreendeu os serviços ecossistêmicos e como ocorrem às interações entre os diferentes atores envolvidos.
Contribuições sociais/para a gestão
No transcorrer dos estudos, foram levados em consideração aspectos sociais e culturais que influenciam o contexto da experiência, sendo estes, os Ecossistemas de Serviço e a Multiplicidade de Atores envolvidos nos processos de Cocriação Experiencial.