Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo apresentar quais técnicas e metodologias estão sendo utilizadas para capacitação em ambientes de projetos, considerando uma abordagem de origem da teoria da educação para adultos denominada andragogia.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é relevante por relacionar a andragogia ao ensino e pesquisa em gerenciamento de projetos, uma via ainda pouco explorada neste tema específico que pode contribuir tanto para a academia quanto para empresas com relação ao treinamento de profissionais de projetos.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo bibliométrico e uma revisão sistemática da literatura. Paralelamente a isso, realizamos uma pesquisa na base Scopus, nas principais revistas de Gestão de Projetos, para identificar a relação entre a pedagogia e andragogia com o gerenciamento de projetos.
Principais resultados
Foi possível verificar de que maneira o tema está contextualizado na atualidade e de que modo os métodos propostos podem contribuir com a capacitação de equipes de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição para pesquisas futuras, podemos constatar a necessidade de realização de novas pesquisas, sobre a aplicação da andragogia em ambiente de projetos, para que essa metodologia seja consolidada.
Contribuições sociais/para a gestão
A efetividade do ensino e pesquisa em gerenciamento de projetos pode contribuir para evolução e melhoria da área como um todo, trazendo melhores resultados para empresas e profissionais envolvidos na gestão de projetos.