Resumo

Título do Artigo

A Capacitação em Ambientes de Projetos: Uma Revisão Sistemática Sobre o Caminho da Andragogia
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Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Gabriel Francisco Pistillo Fernandes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Maria Helena Costa Resnitzky
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – PPGP UNINOVE
3 - Ronaldo Cruz da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D
4 - Vanessa Mesquita Blas Garcia
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo apresentar quais técnicas e metodologias estão sendo utilizadas para capacitação em ambientes de projetos, considerando uma abordagem de origem da teoria da educação para adultos denominada andragogia.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é relevante por relacionar a andragogia ao ensino e pesquisa em gerenciamento de projetos, uma via ainda pouco explorada neste tema específico que pode contribuir tanto para a academia quanto para empresas com relação ao treinamento de profissionais de projetos.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo bibliométrico e uma revisão sistemática da literatura. Paralelamente a isso, realizamos uma pesquisa na base Scopus, nas principais revistas de Gestão de Projetos, para identificar a relação entre a pedagogia e andragogia com o gerenciamento de projetos.
Principais resultados
Foi possível verificar de que maneira o tema está contextualizado na atualidade e de que modo os métodos propostos podem contribuir com a capacitação de equipes de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição para pesquisas futuras, podemos constatar a necessidade de realização de novas pesquisas, sobre a aplicação da andragogia em ambiente de projetos, para que essa metodologia seja consolidada.
Contribuições sociais/para a gestão
A efetividade do ensino e pesquisa em gerenciamento de projetos pode contribuir para evolução e melhoria da área como um todo, trazendo melhores resultados para empresas e profissionais envolvidos na gestão de projetos.

Abstract

Study goals
This article aims to present which techniques and methodologies are being used for training in project environments, considering an approach from the theory of adult education called andragogy.
Relevance / originality
This research is relevant for relating andragogy to teaching and research in project management, a path still little explored in this specific theme that can contribute both to the academy and to companies in relation to the training of project professionals.
Methodology / approach
A bibliometric study and a systematic review of the literature were carried out. In parallel to this, we conducted a research in the Scopus database, in the main project management journals, to identify the relationship between pedagogy and andragogy with project management
Main results
It was possible to verify how the theme is contextualized today and how the proposed methods can contribute to the training of project teams.
Theoretical / methodological contributions
As a contribution to future research, we can see the need for further research on the application of andragogy in a project environment, so that this methodology is consolidated.
Social / management contributions
The effectiveness of teaching and research in project management can contribute to the evolution and improvement of the area as a whole, bringing better results for companies and professionals involved in project management.