Resumo

Título do Artigo

Uso de ferramentas colaborativas de mídia social para apoiar o compartilhamento de conhecimento em projetos de tecnologia da informação : uma percepção de profissionais seniores
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Ricardo Antônio Cãmara da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Barra Funda
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar, da perspectiva dos profissionais, como o uso de ferramentas colaborativas de mídia social contribui para o compartilhamento de conhecimento em projetos de TI, para identificar problemas existentes neste campo de conhecimento e reunir informações úteis para construir artefatos orientados para solucioná-los.
Relevância/originalidade
Como um campo de pesquisa relativamente novo, existe interesse atual e futuro em investigar o uso de mídia social para apoiar o compartilhamento de conhecimento em projetos de TI, construir conhecimento orientado para soluções e desenvolver artefatos para apoiar os praticantes.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa adota um método qualitativo com abordagem exploratória, materializado pela realização de entrevistas semiestruturadas com quinze gerentes de projetos de TI brasileiros de diversos setores. A entrevista foi desenhada e conduzida seguindo as diretrizes de um processo sistemático em sete estágios.
Principais resultados
Poucas ferramentas concentram grande parte do uso e e-mails e sistema de arquivos ainda são intensamente utilizados. Identificou-se a crescente importância das ferramentas integradas. A pandemia de COVID-19 levou as organizações a usar mais intensivamente ferramentas de midias sociais em teletrabalho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo proporcionará uma compreensão mais aprofundada do assunto abordado, trazendo benefícios para as comunidades de pesquisadores e profissionais em gestão de projetos e gestão do conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados fornecerão informações sobre a definição e o desenvolvimento de artefatos para apoiar o compartilhamento de conhecimento em projetos de TI. Uma vez desenvolvidos e disponibilizados, o uso desses artefatos pode aumentar a eficiência e influenciar positivamente o sucesso dos projetos.

Abstract

Study goals
Investigate, from the practitioners’ perspective, how the use of collaborative social media tools contributes to knowledge sharing in IT projects, to identify existing problems within this underexplored field of knowledge and gather useful information to construct solution-oriented artifacts to solve them
Relevance / originality
As a reasonably new field of research, there ispresent and future interest in investigating the use of social media to support knowledge sharing in IT projects, to construct solution-oriented knowledge, and to develop practical artifacts directed towards supporting practitioners,
Methodology / approach
This research adopted a qualitative method with exploratory approach, materialized by conducting semi-structured interviews with fifteen senior Brazilian IT project managers from distinct business sectors. The interview was designed and conducted according to the guidelines of a seven stages systematic process.
Main results
Few tools concentrate most of the use reported and e-mails and file system directories are still intensely used. The increasing importance of the integrated tools was identified. COVID-19 pandemic led organizations to a more intensive use of social media tools in teleworking.
Theoretical / methodological contributions
This study will provide a deeper understanding of the addressed subject, bringing benefits to the communities of researchers and professionals in project management and knowledge management
Social / management contributions
The findings will provide information and insights on the definition and development of artifacts to support knowledge sharing in IT projects. Once developed and made available, the use of such artifacts can increase efficiency and positively influencing IT projects success.