Resumo

Título do Artigo

Barreiras e Facilitadores que Influenciam a Transferência do Conhecimento em Equipes Terceirizadas no Contexto de Gestão de Projetos
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Anderson da Ramada Isabella
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Yeda Alves De Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho foi propor um guia contemplando as melhores práticas, as barreiras e os facilitadores que influenciam a transferência de conhecimento em equipes terceirizadas no contexto de gerenciamento de projetos.
Relevância/originalidade
Relatórios do Project Management Institute (PMI) apontam que mais de 40% das organizações não compreendem todos os processos de gerenciamento de projetos. Menos da metade das empresas desenvolvem a transferência de conhecimento por processos formais (PMI, 2017).
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa exploratória no qual a amostra resultou em 132 artigos e após aplicação de filtros produziu um corpus de pesquisa de 54 artigos Em seguida foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com método qualitativo, exploratório-descritivo e roteiro semiestruturado.
Principais resultados
Proporcionaram levantar uma relação de fatores negativos e positivos à transferência de conhecimento, assim como, um conjunto de boas práticas consolidados em uma proposta de guia que confere uma visão geral e norteadora destes fatores a serem observados pelas empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados deste trabalho contribuem para identificar e compreender os fatores que facilitam ou dificultam a transferência de conhecimento em equipes terceirizadas de projetos a partir da percepção de gestores de empresas no gerenciamento de seus projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribui para a prática de gerenciamento de projetos, pois auxilia aos gestores a potencializar os resultados dos projetos a partir da troca de conhecimento e da possibilidade do uso de recursos terceirizados de forma mais eficaz.

Abstract

Study goals
The objective of this work was to propose a guide covering the best practices, barriers and facilitators that influence knowledge transfer in outsourced teams in the context of project management.
Relevance / originality
Project Management Institute (PMI) reports indicate that more than 40% of organizations do not understand all project management processes. Less than half of companies develop knowledge transfer through formal processes (PMI, 2017).
Methodology / approach
An exploratory research was carried out in which the sample resulted in 132 articles and, after applying filters, it produced a research corpus of 54 articles. Then, an applied research was carried out, with a qualitative, exploratory-descriptive method and a semi-structured script.
Main results
They provided a list of negative and positive factors for knowledge transfer, as well as a set of good practices consolidated in a proposal for a guide that provides a general and guiding view of these factors to be observed by companies.
Theoretical / methodological contributions
The results of this work contribute to identify and understand the factors that facilitate or hinder the transfer of knowledge in outsourced project teams from the perception of company managers in managing their projects.
Social / management contributions
The study contributes to the practice of project management, as it helps managers to leverage project results from the exchange of knowledge and the possibility of using outsourced resources more effectively.