Objetivo do estudo
A finalidade deste artigo consiste em entender como a aprendizagem é usada estrategicamente na gestão de projetos, reforçando-se a ideia de que o investimento em aprendizagem no ambiente de projetos, pode ser relevante para o alcance dos objetivos estratégicos de uma empresa.
Relevância/originalidade
Importância de se compreender a aquisição de conhecimento em um ambiente de projeto, estudando os seus processos e ferramentas de aprendizagem, que por fim, apoiam a estratégia global de uma empresa.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, metodologia de revisão sistemática da literatura.
Principais resultados
Importância das lições aprendidas, as competências e capacidades dinâmicas na gestão de projetos, a aprendizagem frente as estratégias organizacionais, como também o aprendizado compartilhado nas organizações dentro do gerenciamento de projetos focando na captura e armazenamento de conhecimento para enriquecer o aprendizado
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para uma discussão teórica e empírica sobre como os conhecimentos adquiridos em projetos se transformam em rotinas e práticas de aprendizagem organizacional, que ancorados nas capacidades dinâmicas, permitem às empresas desenvolver ou remodelar suas ações estratégicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Não aplicável.