Resumo

Título do Artigo

OS EFEITOS DA INTERNAL STICKINESS NO SUCESSO DOS PROJETOS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
3 - Flávio Santino Bizarrias
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é de investigar os efeitos da (IS) no sucesso dos projetos, por meio da concepção dos gestores envolvidos nos projetos.
Relevância/originalidade
Muitos autores se dedicaram a estudar a transferência de conhecimento, principalmente como aspecto importante para a vantagem competitiva das empresas Os gestores e membros de equipes de projetos são vistos pelos teóricos como fatores que podem influenciar no sucesso do projeto.
Metodologia/abordagem
Uma survey foi aplicada, que por meio desta foi possível validar uma escala com 150 Gestores de Projetos (GPs) como respondentes válidos Em segundo, foi possível investigar os efeitos da (IS) (variável independente) no sucesso dos projetos (variável dependente).
Principais resultados
Nos resultados, a hipótese proposta foi testada e confirmada. Os resultados suportam a hipótese abrangente de que a IS, ao considerar as barreiras para a transferência de conhecimento, influencia negativamente o sucesso do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribui para a melhor compreensão do ambiente de gestão de projetos ao relacionar as barreiras de transferência do conhecimento, representadas pelo constructo de IS, com o sucesso dos projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui ao apresentar aspectos que podem influenciar a prática dos gestores de projetos no seu dia a dia. Em especial, o componente tácito e comportamental da gestão do conhecimento precisa ser mais explorado na prática.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to investigate the effects of (IS) on the success of projects, through the conception of the managers involved in the projects.
Relevance / originality
Many authors have dedicated themselves to studying the transfer of knowledge, mainly as an important aspect for the competitive advantage of companies. Managers and project team members are seen by theorists as factors that can influence the project's success.
Methodology / approach
A survey was applied, through which it was possible to validate a scale with 150 Project Managers (GPs) as valid respondents. Second, it was possible to investigate the effects of (IS) (independent variable) on the success of projects (dependent variable).
Main results
In the results, the proposed hypothesis was tested and confirmed. The results support the broad hypothesis that SI, when considering barriers to knowledge transfer, negatively influences project success.
Theoretical / methodological contributions
This work contributes to a better understanding of the project management environment by relating the knowledge transfer barriers, represented by the IS construct, with the success of the projects.
Social / management contributions
It contributes by presenting aspects that can influence the practice of project managers in their daily lives. In particular, the tacit and behavioral component of knowledge management needs to be further explored in practice.