Resumo

Título do Artigo

O uso do LifeCycle Canvas na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos: A experiência de ensino em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Abrir Arquivo

Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - ROSANEIDE M G SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - DMITRYEV CYRENEU DA SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
3 - TEREZA RAQUEL DA SILVA DANTAS
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Resumo
O objetivo desse estudo é avaliar como o uso de uma ferramenta visual de Gestão de Projetos, o LifeCycle Canvas® (LCC) contribui para a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na experiência da condução de uma disciplina de um curso stricto sensu de uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES com uso da ferramenta e metodologia. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, com o acompanhamento de uma disciplina em uma turma de Pós-Graduação. Foi possível identificar fatores de contribuições mais citados, que envolveram a praticidade da gestão visual, flexibilidade e dinâmica que o LCC proporcionou na condução da ABPj no contexto de resolução de problemas em sala de aula. Todavia, como limitações, são recomendadas mais investigações para verificar se o LCC também contribui para a mitigação das limitações da ABPj citados em outros trabalhos.

Abstract

Abstract
The aim of this study is to evaluate how the use of a visual Project Management tool, LifeCycle Canvas® (LCC) contributes to the Project Based Learning (ABPj) methodology in the experience of conducting a discipline of a stricto sensu course in a Federal Institution of Higher Education – IFES using the tool and methodology. This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, with the monitoring of a discipline in a graduate class. It was possible to identify the most cited contributing factors, which involved the practicality of visual management, flexibility and dynamics that the LCC provided in conducting the ABPj in the context of problem solving in the classroom. However, as limitations, further investigations are recommended to verify if the LCC also contributes to the mitigation of the limitations of the ABPj mentioned in other works.