Objetivo do estudo
O artigo propõe um processo para a seleção e análise de um portfólio de artigos científicos sobre a Avaliação de Desempenho em gestão de projetos de TI.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é original pois não foi observado na revisão da literatura, pesquisa que utilizou a metodologia ProKnow-C para análise do alinhamento e lacunas entre a gestão de projetos de TI e a avaliação de desempenho.
Metodologia/abordagem
Os autores adotaram a metodologia “ProKnow-C”, uma metodologia de abordagem qualitativa que é usada para seleção e identificação da literatura, análise bibliométrica e sistêmica do Portfólio Bibliográfico (PB).
Principais resultados
Como resultado do trabalho, obtém-se um PB formado por 18 artigos alinhados ao tema de pesquisa e com reconhecimento científico, encontrou-se a falta de envolvimento do decisor no processo de construção dos instrumentos de avaliação de desempenho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Construir conhecimento sobre a forma de estruturação das pesquisas, obtendo de forma sistêmica uma visão geral do cenário da avaliação de desempenho de gestão de projetos de TI.
Contribuições sociais/para a gestão
Permitir aos profissionais visualizar os limites do conhecimento do PB, sobre gestão de desempenho na gestão de projetos de TI e quais são suas lacunas em relação ao modelo de referência de avaliação de desempenho.