Objetivo do estudo
Este relato tem como objetivo o levantamento da questão da falta de previsibilidade, a partir da perspectiva da gestão de stakeholders, pela identificação, classificação e relacionamento, como protocolo para mitigar a ocorrência deste problema.
Relevância/originalidade
Organizações orientadas a projetos, em um mercado dinâmico e competitivo, buscam soluções, com diferenciais tecnológicos para alcançar seus objetivos estratégicos. A gestão de stakeholders ajuda a mitigar problemas de previsibilidade de componentes associados a estas soluções, impactando nos resultados da empresa.
Metodologia/abordagem
Para suportar a intervenção, a partir do referencial teórico de gestão de stakeholders aplicado à gestão de projetos, foi elaborado um roteiro com sete fases. O roteiro foi seguido e aplicado na empresa, envolvendo 30 profissionais atuando em todo o país.
Principais resultados
Os resultados preliminares indicam melhorias significativas em cerca de 90% dos projetos que sofreram intervenção, causando boa impressão na percepção da diretoria da empresa e dos gerentes de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O diagnóstico da situação problema e gerenciamento dos stakeholders primários ajudam a mitigar problemas relacionados a atrasos causados pela falta de previsibilidade de produtos utilizados na fase de instalação dos sistemas de automação industrial, influenciando positivamente no aumento de vendas destes sistemas.
Contribuições sociais/para a gestão
A gestão de stakeholders melhora o relacionamento entre membros de projetos e clientes, influenciando positivamente nos resultados dos projetos e no nível de motivação da equipe de projetos.