Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAL E CULTURAL NO SUCESSO DOS PROJETOS, UM ESTUDO QUANTITATIVO.
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Laurival Siqueira Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove Campus Memorial
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo objetiva analisar quais as influências das inteligências cultural e emocional no sucesso do projeto
Relevância/originalidade
o sucesso não pode ser entendido de maneira restrita aos processos e sim dentro de um conceito estratégico mais amplo, compreendendo o contexto em que o projeto está inserido
Metodologia/abordagem
A partir de uma abordagem quantitativa, aplicamos um questionário em 231 profissionais ativos em projetos de vários segmentos no Brasil, posteriormente uma análise fatorial e uma regressão linear foram utilizadas para o tratamento dos dados.
Principais resultados
A análise revelou que a satisfação do cliente é fator de percepção de sucesso junto com o triangulo de ferro As hipóteses confirmaram que influências da inteligência emocional; Autoconhecimento, autocontrole e foco, associadas aos fatores inteligência cultural cognitiva e comportamental são positivos
Contribuições teóricas/metodológicas
Para a teoria nosso estudo confirma que fatores contextuais (satisfação do cliente) estão ligados a fatores processuais (triangulo de ferro) na obtenção do sucesso.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a prática propomos que as habilidades sociais do indivíduo; foco (inteligência emocional) e motivação/comportamento (inteligência cultural) ligadas ao sentimento de pertencimento são direcionadores para o sucesso.

Abstract

Study goals
This article aims to analyze the influence of cultural and emotional intelligence on project success.
Relevance / originality
that success cannot be understood in a restricted way to processes, but within a broader strategic concept, including the context in which the project is inserted
Methodology / approach
From a quantitative approach, we applied a questionnaire to 231 active professionals in projects of various segments in Brazil, later a factor analysis and linear regression were used to treat the data.
Main results
The analysis revealed that customer satisfaction is a factor in the perception of success along with the iron triangle The hypotheses confirmed that emotional intelligence influences; Self-knowledge, self-control and focus, associated with cognitive and behavioral cultural intelligence factors are positive for project
Theoretical / methodological contributions
For theory, our study confirms that contextual factors (customer satisfaction) are linked to procedural factors (iron triangle) in achieving success.
Social / management contributions
For practice we propose that the individual's social skills; focus (emotional intelligence) and motivation/behavior (cultural intelligence) linked to the feeling of belonging are drivers for success.