Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE MELHORIA SISTÊMICA
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Cibelle Gaijutis de Azevedo
USP - Universidade de São Paulo - Cidade Universitária
2 - Aline Sacchi Homrich
USP - Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção - Escola Politécnica de São Paulo
3 - Marly Monteiro de Carvalho
USP - Universidade de São Paulo -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do presente trabalho foi identificar as técnicas mais usuais e as boas práticas recomendadas para a gestão de comunicação que colaborem no aumento da sinergia em projetos de melhoria sistêmica.
Relevância/originalidade
A gestão da comunicação se faz presente em todos os tipos de projetos, contudo, ao considerar os projetos de melhoria sistêmica, observa-se um gap no qual a comunicação entre TI e usuários nem sempre ocorre com clareza e garantia de entendimento mútuo.
Metodologia/abordagem
A abordagem do estudo foi multi-método, realizado em duas etapas, uma etapa inicial de abordagem quantitativa através de uma survey, combinado com uma etapa posterior complementar de abordagem qualitativa através de entrevistas com roteiro semi-estruturado.
Principais resultados
Os resultados alcançados na pesquisa confirmam que a comunicação com a boa interação entre TI e usuários é fator decisivo para o sucesso de projetos de melhorias sistêmicas além da indicação das principais práticas que corroboram com o sucesso desta interação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Entende-se que a pesquisa empírica colabora academicamente na ampliação e divulgação do conhecimento sobre as melhores práticas de gestão da comunicação como ocorre “em campo”.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui ainda na conscientização dos colaboradores quanto ao empenho boa comunicação no intuito de reduzir o retrabalho no desenvolvimento e a melhoria dos resultados dos projetos.

Abstract

Study goals
The objective of this work was to identify the most common techniques and best practices for communication management that contribute to increasing synergy in systemic improvement projects.
Relevance / originality
Communication management is present in all types of projects, however, when considering systemic improvement projects, there is a gap in which communication between IT and users does not always occur with clarity and guarantee of mutual understanding.
Methodology / approach
The approach of the study was multi-method, carried out in two stages, an initial stage of a quantitative approach through a survey, combined with a further complementary stage of a qualitative approach through interviews with a semi-structured script.
Main results
The results achieved in the research confirm that communication with good interaction between IT and users is a decisive factor for the success of systemic improvement projects, in addition to indicating the main practices that corroborate the success of this interaction.
Theoretical / methodological contributions
It is understood that empirical research collaborates academically in the expansion and dissemination of knowledge about the best practices in communication management as it occurs “in the field”.
Social / management contributions
It also contributes to the awareness of employees regarding the commitment to good communication in order to reduce rework in the development and improve the results of projects.