Resumo

Título do Artigo

ATITUDE DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE PRODUTOS RESULTANTES DO PROCESSO DE UPCYCLING
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Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sthefani Caroline de Souza Martins
Pontificia Universidade Catolica do Parana - Curitiba
2 - Ana Carolina Baggio Fabricio
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a atitude do consumidor em relação ao consumo de produtos resultantes do processo de upcycling.
Relevância/originalidade
Considerar o upcycling uma opção para o desenvolvimento da economia criativa requer a investigação do interesse do consumidor em produtos resultantes desse processo.
Metodologia/abordagem
Foi conduzida uma survey com 136 participantes entre os meses de janeiro e maio do ano de 2021. A pesquisa de abordagem quantitativa do tipo descritiva, coleta de dados por meio de questionários de forma não probabilística, por conveniência.
Principais resultados
Por meio da análise dos resultados foi possível identificar que a amostra pesquisada tem uma atitude positiva em relação aos produtos resultantes do processo de upcycling.
Contribuições teóricas/metodológicas
Investigar tal fenômeno contribuiu com estudos de comportamento do consumidor e consumo sustentável.
Contribuições sociais/para a gestão
Avaliar a atitude do consumidor em relação ao consumo de produtos resultantes do processo de upcycling pode auxiliar os gestores a desenvolverem novas e criativas formas de repensarem seus negócios e até mesmo a reposicionarem suas marcas.

Abstract

Study goals
Evaluate the consumer's attitude towards the consumption of products resulting from the upcycling process.
Relevance / originality
Considering upcycling as an option for the development of the creative economy requires the investigation of consumer interest in products resulting from this process.
Methodology / approach
A survey was conducted with 136 participants between the months of January and May of 2021. The descriptive quantitative approach research, data collection through questionnaires in a non-probabilistic way, for convenience.
Main results
Through the analysis of the results, it was possible to identify that the researched sample has a positive attitude towards the products resulting from the upcycling process.
Theoretical / methodological contributions
Investigating this phenomenon contributed to studies of consumer behavior and sustainable consumption.
Social / management contributions
Assessing the consumer's attitude towards the consumption of products resulting from the upcycling process can help managers to develop new and creative ways to rethink their business and even reposition their brands.