Objetivo do estudo
O propósito do trabalho é trazer uma visão ampla sobre a evolução conceitual e teórica dos dois construtos, especialmente identificando, na literatura científica, como o empreendedorismo pode gerar ou impactar a cocriação de valor.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre cocriação de valor e empreendedorismo conjuntamente são recentes, tendo consistência de publicações à partir de 2015. O presente artigo organiza e sintetiza as publicações existentes, servindo como base ou ponto de partida para pesquisas futuras.
Metodologia/abordagem
O método utilizado é a Revisão Sistemática da Literatura, com análise temática das descobertas.
Principais resultados
Concluímos que a cocriação de valor ocorre a partir do empreendedorismo, predominantemente, por meio das redes de relacionamento e pelo engajamento dos stakeholders, na troca de conhecimentos e informações, a fim de criar novos produtos, serviços ou inovações.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica do trabalho consiste em sistematizar os estudos sobre os construtos cocriação de valor e empreendedorismo, trazendo um panorama inicial sobre o tema, como guia para maiores aprofundamentos por outros pesquisadores.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuiremos para gestores de organizações e empreendedores em geral, com o entendimento de práticas que servirão para auxiliar no desenho de estratégias, processos e resultados que envolvam empreendedorismo e cocriação de valor no cotidiano empresarial.