Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E CO-CRIAÇÃO DE VALOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O propósito do trabalho é trazer uma visão ampla sobre a evolução conceitual e teórica dos dois construtos, especialmente identificando, na literatura científica, como o empreendedorismo pode gerar ou impactar a cocriação de valor.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre cocriação de valor e empreendedorismo conjuntamente são recentes, tendo consistência de publicações à partir de 2015. O presente artigo organiza e sintetiza as publicações existentes, servindo como base ou ponto de partida para pesquisas futuras.
Metodologia/abordagem
O método utilizado é a Revisão Sistemática da Literatura, com análise temática das descobertas.
Principais resultados
Concluímos que a cocriação de valor ocorre a partir do empreendedorismo, predominantemente, por meio das redes de relacionamento e pelo engajamento dos stakeholders, na troca de conhecimentos e informações, a fim de criar novos produtos, serviços ou inovações.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica do trabalho consiste em sistematizar os estudos sobre os construtos cocriação de valor e empreendedorismo, trazendo um panorama inicial sobre o tema, como guia para maiores aprofundamentos por outros pesquisadores.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuiremos para gestores de organizações e empreendedores em geral, com o entendimento de práticas que servirão para auxiliar no desenho de estratégias, processos e resultados que envolvam empreendedorismo e cocriação de valor no cotidiano empresarial.

Abstract

Study goals
The purpose of the work is to bring a broad view on the conceptual and theoretical evolution of the two constructs, especially identifying, in the scientific literature, how entrepreneurship can generate or impact the co-creation of value.
Relevance / originality
Studies on co-creation of value and entrepreneurship together are recent, having consistency of publications from 2015 onwards. This article organizes and synthesizes existing publications, serving as a basis or starting point for future research.
Methodology / approach
The method used is the Systematic Literature Review, with thematic analysis of the findings.
Main results
We conclude that value co-creation occurs from entrepreneurship, predominantly, through relationship networks and the engagement of stakeholders, in the exchange of knowledge and information, in order to create new products, services or innovations.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution of the work consists of systematizing studies on the co-creation of value and entrepreneurship constructs, providing an initial overview of the subject, as a guide for further studies by other researchers.
Social / management contributions
We will contribute to managers of organizations and entrepreneurs in general, with the understanding of practices that will help to design strategies, processes and results that involve entrepreneurship and value co-creation in the daily business.