Resumo

Título do Artigo

Indicadores de Desempenho na Avaliação da Educação Básica: Um Estudo a Partir da Percepção dos Gestores Escolares.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - Elaine maria de souza
Faculdade Única de Contagem - FACULDADE UNICA
2 - José Jaconias da Silva
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Administração
3 - Paulo Augusto Ramalho de Souza
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá

Reumo

Objetivo do estudo
objetivo geral analisar os indicadores de desempenho para o desenvolvimento dos processos avaliativos aplicados aos alunos de 9° ano do Ensino Fundamental II
Relevância/originalidade
A avaliação em larga escala, realizada por meio de instrumentos padronizados de aplicação nacional, é uma das ferramentas mais utilizadas para compreender e monitorar a situação dos sistemas educacionais.
Metodologia/abordagem
Como procedimentos metodológicos, utilizou a pesquisa descritiva, bibliográfica, de campo e documental, com abordagem qualitativo. Os instrumentos aplicados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas utilizando a entrevista
Principais resultados
Os resultados mostram que a escola investigada trabalha com os resultados da Prova Brasil/Saeb no início do ano letivo, por meio de um projeto elaborado pelos Professores da referida turma embasados no diagnóstico dos resultados/desempenho dos Alunos obtidos no ano anterior
Contribuições teóricas/metodológicas
A Prova Brasil é vista como um medidor externo do desempenho da escola investigada e por isso a consideram importante e está assegurada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
Contribuições sociais/para a gestão
A Prova Brasil também é utilizada como parâmetro na elaboração do plano anual da escola, que é um documento que contém metas, objetivos e estratégias para melhorar os resultados para os anos subsequentes.

Abstract

Study goals
general objective to analyze the performance indicators for the development of evaluation processes applied to 9th grade students of Elementary School II
Relevance / originality
Large-scale assessment, carried out through standardized instruments of national application, is one of the most used tools to understand and monitor the situation of educational systems.
Methodology / approach
As methodological procedures, it used descriptive, bibliographical, field and documentary research, with a qualitative approach. The instruments applied was a questionnaire with open and closed questions using the interview
Main results
The results show that the investigated school works with the results of the Prova Brasil/Saeb at the beginning of the school year, through a project prepared by the Teachers of that class based on the diagnosis of the results/performance of the Students
Theoretical / methodological contributions
The Prova Brasil is seen as an external measurer of the school's performance under investigation and, therefore, they consider it important and is guaranteed in the School's Pedagogical Political Project (PPP).
Social / management contributions
The Prova Brasil is also used as a parameter in the preparation of the school's annual plan, which is a document that contains goals, objectives and strategies to improve results for subsequent years.