Resumo

Título do Artigo

A TEORIA DO CRESCIMENTO DA FIRMA E SEUS 60 ANOS: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Arnaldo Di Petta
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
2 - Luciana Orozco de Gouveia
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Andrea Luisa Bozzo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
4 - Marcelo Neves Gonçalves
Universidade Presbiteriana Mackenzie - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Reumo

Objetivo do estudo
Fazer uma retrospectiva e identificar tendências e oportunidades para pesquisas futuras em relação à Teoria do Crescimento da Firma.
Relevância/originalidade
O presente trabalho traz uma retrospectiva desta obra de Penrose e procura sintetizar tendências e a existência de oportunidades para futuras pesquisas em relação ao tema.
Metodologia/abordagem
O presente estudo é uma revisão sistemática de literatura, em que adotou-se o método da pesquisa bibliográfica, baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros e artigos científicos.
Principais resultados
Após a revisão de três revisões publicadas em periódicos acadêmicos de alto impacto, concluiu-se que há necessidade de novas pesquisas a respeito dos diferentes modos de crescimento das empresas e também em relação a outras formas de medir este crescimento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribui para o debate acadêmico, sintetizando de onde viemos a partir do trabalho original de Penrose e consolidando as linhas de pesquisa pelas quais essa teoria ainda pode nos conduzir adiante.
Contribuições sociais/para a gestão
Implica no conhecimento de novas realidades corporativas, no uso de diferentes modelos de crescimento, e no uso mais versátil de recursos que deve ser considerado em uma realidade de interação entre pequenas e grandes empresas, alavancando o crescimento do ecossistema de negócios.

Abstract

Study goals
The objective is to take a lretrospective and identify trends and opportunities for future research in relation to the Firm's Growth Theory.
Relevance / originality
This paper presents a retrospective of Penrose's work and aims to synthesize trends and opportunities for future research.
Methodology / approach
The present study is a systematic literature review, in which the bibliographic research method was adopted, based on the analysis of literature already published in the form of books and scientific articles.
Main results
After the systematic literature review of three reviews published in high impact academic journals, we concluded that there is a need for further research into the different modes of growth of companies and on other ways of measuring this growth
Theoretical / methodological contributions
This work contributes to the academic debate, synthesizing from where we come from the original work of Penrose and consolidating the ways in which this theory can still lead us forward
Social / management contributions
Implies knowledge of new corporate realities and the use of different growth models. Likewise, a more versatile use of resources should be considered in a reality of interaction between small and large companies, leveraging the growth of the business ecosystem