Resumo

Título do Artigo

ORGANIZAÇÕES BASEADAS EM PROJETOS DO SETOR DE EVENTOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Andressa Carolina Pessoa Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
3 - Roberto Carlos Castro de Ponte
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Entender como a Aprendizagem influencia o Gerenciamento de Projetos das empresas baseadas em projetos de eventos EBPs de eventos
Relevância/originalidade
Organizações baseadas em projetos apresentam oportunidades de aprendizado através de projetos. Assim, torna-se importante conhecer melhor a estruturação e a forma de gerenciamento destes tipos de empresas em contextos
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com 14 EBEPs A fonte primordial da coleta dos dados foi entrevista semiestruturadas. seguindo alguns pontos de atenção como a utilização de perguntas adicionais, expressões curtas e reformulação quando necessário. Ao todo foram realizadas 15 entrevistas.
Principais resultados
Foi evidenciado que o gerenciamento de projetos e aprendizagem organizacional se relacionam, sendo consideradas atividades importantes nas empresas de eventos, mesmo que este ainda seja realizado de maneira indireta
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo apresenta um conjunto de fatores que contribuem para a aprendizagem nas Empresas baseadas em projetos de eventos, destacando-se aprendizagem organizacional, comprometimento, relacionamento, liderança e comunicação, assim como, as barreiras: Comunicação, Custo, Pandemia, Falta de comprometimento, Prazo e Localização
Contribuições sociais/para a gestão
Destaca-se dentre as contribuições do estudo a importância das práticas de gestão de projetos na execução dos eventos nas empresas estudadas.

Abstract

Study goals
This study search understand how Learning influences Project Management of project-based Company in the event industry (EBEPs).
Relevance / originality
Project-based organizations present opportunities for learning through projects. Thus, it becomes important to better understand how these types of companies are structured and managed in event contexts.
Methodology / approach
A qualitative research was conducted with 14 EBEPs. The primary source of data collection was semi-structured interviews. following some points of attention such as the use of additional questions, short expressions, and reformulation when necessary. In all, 15 interviews were conducted.
Main results
It was evidenced that project management and organizational learning are related, being considered important activities in event companies, even if this is still performed indirectly.
Theoretical / methodological contributions
The study presents a set of factors that contribute to learning in event project-based Companies, highlighting organizational learning, commitment, relationship, leadership and communication, as well as, the barriers: communication, cost, pandemic situation, lack of commitment, schedule, and Location in the event.
Social / management contributions
The contributions of the study is the importance of project management practices in the execution of events in the companies studied.