Resumo

Título do Artigo

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO MARKETING A PARTIR DO CASO DE ENSINO DA SUCOS DO BEM
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Tema

Estratégias de Marketing

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - rodrigo guimarães motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes
3 - Thais Pires Lima
ESPM - São Paulo

Reumo

Resumo
Adotou-se, com estudantes do ensino técnico de uma escola de São Paulo, a metodologia Caso de Ensino, voltada para a aprendizagem baseada na prática. Assim, esta metodologia parte de um desafio real de negócio e mobiliza o estudante para propor uma solução. Nesta reflexão tem-se os resultados quanto às percepções dos alunos sobre esse processo de ensino e aprendizagem, quanto ao Caso de Ensino da Sucos do bem. Os estudantes aprenderam como a marca desenvolveu o mercado de sucos integrais e foram mobilizados a montar uma estratégia para diferenciar a marca atualmente em um mercado com players competitivos, a fim de continuar puxando o mercado e ser líder. Uma vez terminado o Caso de Ensino, os alunos responderam a pesquisas e, de acordo, com as quatro categorias analisadas: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante; e engajamento, consideram o Caso de Ensino uma metodologia eficaz de aprendizagem.

Abstract

Abstract
Teaching Case methodology was adopted, with technical education students from a school in São Paulo, aimed at learning based on practice. Thus, this methodology starts from a real business challenge and mobilizes the student to propose a solution. We have the results regarding the students' perceptions about this teaching and learning process, regarding the Teaching Case of Sucos do Bem. Students learned how the brand developed the whole juice market and were mobilized to assemble a strategy to differentiate the brand currently in a market with competitive players, in order to continue pulling the market and being a leader Once the Teaching Case is finished, students responded to surveys and, according to the four categories analyzed: practical learning; theories subordinated to practice; interesting challenge; and engagement, consider the Teaching Case to be an effective learning methodology.