Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS
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Tema

Logísticas Reversa e Gestão de Resíduos

Autores

Nome
1 - FRANÇOIS FABIANE TRENTO
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - CASCAVEL
2 - PEDRO LACHOVICZ NETO
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Cascavel
3 - MARCELO ROGER MENEGHATTI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
4 - Sandra Mara Stocker Lago
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Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos empresários sobre a logística reversa de garrafas de vidro de 750 ml a 1L.
Relevância/originalidade
Análise da percepção dos empresários quanto a logística reversa de garrafas de vidro de 750 ml a 1L.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa e quantitativa, aonde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com empresários e aplicados questionários com perguntas estruturadas. Os dados foram analisados através dos softwares Iramuteq e Microsoft Excel.
Principais resultados
Os empresários compreendem a importância da implantação da logística reversa, e que isso pode ser um diferencial competitivo para a organização, favorecendo a rastreabilidade dos produtos vendidos. Os mesmos possuem percepção ecológica e potencial de se tornarem consumidores ecológicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apesar de possuírem o entendimento dos benefícios desta ação, os empresários não desenvolvem estratégias de mercados voltadas para este tipo logística reversa, sendo o principal empecilho a falta de estrutura, ausência de políticas públicas e de pontos de coleta.
Contribuições sociais/para a gestão
Quando se analisa a implantação de um sistema de logística reversa a visão do empresário e a consciência do consumidor devem ser levadas em consideração, para tal, a análise da percepção ambiental é significativamente proeminente.

Abstract

Study goals
The objective of this research is to understand the perception of entrepreneurs about reverse logistics of glass bottles of 750ml to 1L.
Relevance / originality
Analysis of perception of entrepreneurs about reverse logistics of glass bottles of 750ml to 1L.
Methodology / approach
Qualitative and quantitative approach, where was performed semi-structured interviews with the entrepreneurs and applied quizzes with structured questions. The data analysis was through Iramuteq software and Microsoft Excel.
Main results
The entrepreneurs understand the importance of implantation of reverse logistic, and that can be a competitive differential for the institution, favoring the traceability of the sales products. They also have ecologic perception, and the potential to became ecologic consumers.
Theoretical / methodological contributions
Despite they have the understanding of the benefits of this action, the entrepreneurs don't develop market strategies turned to this tipe of reverse logistics, being the principal embarrassment the structure lack, absence of public politics and collect spot.
Social / management contributions
When analyzing the implantation of a logistic reverse system the vision of the entrepreneurs and the consumer consciousness must be taken into consideration, for that, the analysis of the ambiental perception is significantly prominent.