Resumo

Título do Artigo

Uso de jogos de empresas para treinamento de gestão de projetos em um órgão público federal
Abrir Arquivo

Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Eduardo de Lima Pinto Carreiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial UNINOVE
2 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - ANDRE LUIZ BARROS NERY
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever a aplicação de um treinamento para a formação de profissionais em gestão de projetos de um órgão público federal, dinamizada pelo jogo de empresas, cujo simulador organizacional (PMS-Sim).
Relevância/originalidade
Descrição da aplicação de um treinamento de gestão de projetos para profissionais de um órgão público federal com o uso de um jogo de empresas.
Metodologia/abordagem
A descrição do treinamento foi desenvolvida a partir do levantamento documental dos materiais do treinamento, aplicação de um questionário com 27 perguntas (com o intuito de verificar a impressão dos participantes), e análise por meio do alfa de Cronbach e Mancova.
Principais resultados
Descrição de um treinamento com uso do jogo de empresas PMS-Sim para a formação em gestão de projetos no setor público Os resultados também indicaram, na impressão dos participantes, que formação desenvolveu competências para o gerenciamento de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Descrição de um treinamento de gestão de projetos para um órgão público dinamizado por pelo jogo de empresas e simulador PMS-SIM.
Contribuições sociais/para a gestão
Descrição de uma abordagem vivencial para o desenvolvimento e competências e aprendizados em gestão de projetos em um órgão público.

Abstract

Study goals
To describe the application of a training for the formation of professionals in project management in a federal public agency, dynamized by the business game, whose organizational simulator (PMS-Sim).
Relevance / originality
Description of the application of a project management training for professionals in a federal public agency with the use of a business game.
Methodology / approach
The description of the training was developed from the documentary survey of the training materials, application of a questionnaire with 27 questions (in order to verify the impression of the participants), and analysis by means of Cronbach's alpha and Mancova.
Main results
Description of a training using the business game PMS-Sim for project management training in the public sector The results also indicated, in the participants' impression, that training developed project management competencies.
Theoretical / methodological contributions
Description of a project management training program for a public agency dynamized by the PMS-SIM business game and simulator.
Social / management contributions
Description of an experiential approach to developing skills and learning in project management in a public agency.