Resumo

Título do Artigo

MENSURANDO O VALOR DAS IDEIAS, UM ESTUDO DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA LAR COOPERATIVA, PARANÁ- BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - João Daniel Dos Santos Mendonça
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Foz

Reumo

Objetivo do estudo
O presente relato tem como objetivo destacar os benefícios do programa de inovação da Lar Cooperativa, as competências detectadas na cooperativa para inovar e demonstrar como as ideias são valiosas para a organização.
Relevância/originalidade
Dado a escassez na literatura de trabalhos que apresentem uma correlação entre a gestão das ideias e os resultados mensuráveis que destaque o sucesso de um programa de inovação que seja replicado por outras organizações, nisso consiste a relevância deste trabalho.
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa optou-se por um estudo qualitativo-descritivo aqui apresentado como forma de relato técnico.
Principais resultados
Observa-se que as inovações apresentadas pelos colaboradores da Lar, especialmente quando se refere a processos e logística, normalmente são obtido por meio das propostas de melhorias apontadas pelos próprios operadores que no seu dia a dia tem contato diário com os equipamentos
Contribuições teóricas/metodológicas
A narrativa desse modelo deve desafiar às grandes e pequenas empresas para investir em um projeto sério de inovação alinhado à visão da empresa e disseminado por todos os departamentos.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui com a demonstração de que um programa de inovação bem estruturado e sistematizado, pode gerar novas ideias e criações a partir da empresa, impactando o setor empresarial.

Abstract

Study goals
This report aims to highlight the benefits of Lar Cooperative's innovation program, the competencies detected in the cooperative to innovate, and to demonstrate how valuable ideas are to the organization.
Relevance / originality
Due to the scarcity in the literature of works that present a correlation between idea management and measurable results that highlight the success of an innovation program that can be replicated by other organizations, this is the relevance of this work.
Methodology / approach
The research method chosen was a qualitative-descriptive study presented here as a technical report.
Main results
It is observed that the innovations presented by Lar's collaborators, especially when it comes to processes and logistics, are usually obtained through the proposals for improvements pointed out by the operators themselves.
Theoretical / methodological contributions
The narrative of this model should challenge companies large and small to invest in a serious innovation project aligned to the company's vision and disseminated throughout all departments.
Social / management contributions
The work contributes with the demonstration that a well-structured and systematized innovation program can generate new ideas and creations from within the company, impacting the business sector.