Objetivo do estudo
Determinar lacunas relacionadas com a aplicaçao de Processamento de Linguagem Natural no monitoramento de Sinais Fracos no âmbito do Planejamento Estratégico-Organizacional.
Relevância/originalidade
Une elementos de uma teoria e de um modelo amplamente conhecidos e investiga, até onde se sabe, de maneira inédita as lacunas apontadas, pavimentando o caminho para outros estudos quantitativos e qualitativos de elaboração de um modelo conceitual.
Metodologia/abordagem
Um Mapeamento Sistemático de Literatura, combinado com os instrumentos de avaliação de interções homem-máquina de Parasuraman e de Sheridan e Verplank.
Principais resultados
Há um tratamento incompleto ou incipiente do uso de elementos de Processamento de Linguagem Natural para o monitoramento de Sinais Fracos no contexto do Planejamento Estratégico-Organizacional, permitindo a elaboração de proposições para o desenvolviemtno de estudos subsequentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teórica e metodologicamente, estende a abordagem concebida por Ansoff, fomenta melhorias no Planejamento Estratégico-Organizacional e preenche lacunas de pesquisas das últimas décadas.
Contribuições sociais/para a gestão
Socialmente, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8 e 9.