Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Pesquisa científica em sustentabilidade e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA ERLICH RUWER
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
2 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar as principais contribuições da produção científica relacionando o Empreendedorismo Sustentável à atuação das Universidades e IES neste contexto, de forma a compreender a sistemática de atuação e práticas, e fornecer insights para pesquisas futuras.
Relevância/originalidade
Conhecer as ações por meio do qual o Empreendedorismo Sustentável se materializa em ações realizadas no Ensino Superior proporciona um avanço nas pesquisas da área, fornecendo subsídios para concepção de currículos, insights interdisciplinares, debates e políticas relacionados ao tema.
Metodologia/abordagem
Estudo descritivo e qualitativo, a partir de RSL de 57 artigos coletados em julho de 2024, nas bases Scopus e Web of Science; conduzido pela estratégia PICO, e utilizando o Protocolo da Declaração PRISMA, o Software Start, e a Análise de conteúdo.
Principais resultados
Foi possível demonstrar a existência de inúmeras ações de Empreendedorismo Sustentável sendo realizadas no Ensino Superior e registrar as mesmas em um portfólio para subsidiar a atuação destas instituições e sua contribuição em direção aos ODS e ao desenvolvimento sustentável.
Contribuições teóricas/metodológicas
Essas ações, agora documentadas, proporcionam avançar nas pesquisas e respondem à lacuna identificada na literatura sobre as práticas de Empreendedorismo Sustentável realizadas no Ensino Superior.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui para que a sociedade, gestores, empreendedores e a universidade identifiquem ações ao seu alcance para contribuir com o desenvolvimento de políticas e Educação para o Empreendedorismo no Ensino Superior, promovendo viabilizando o alcance dos ODS até 2030.

Abstract

Study goals
Identify the main contributions of scientific production relating Sustainable Entrepreneurship to the performance of Universities in this context, in order to understand the systematic performance and practices, and provide insights for future research.
Relevance / originality
Knowing the actions through which Sustainable Entrepreneurship materializes in actions carried out in Higher Education provides an advance in research in the area, providing support for the design of curricula, interdisciplinary insights, debates and policies related to the topic.
Methodology / approach
Descriptive and qualitative study, based on RSL of 57 articles collected in July 2024, in the Scopus and Web of Science databases; driven by the PICO strategy, and using the PRISMA Declaration Protocol, Software Start, and Content Analysis.
Main results
It was possible to demonstrate the existence of numerous Sustainable Entrepreneurship actions being carried out in Higher Education and record them in a portfolio to support the actions of these institutions and their contribution towards the SDGs and sustainable development.
Theoretical / methodological contributions
These actions, now documented, provide progress in research and respond to the gap identified in the literature on Sustainable Entrepreneurship practices carried out in Higher Education.
Social / management contributions
Contributes to society, managers, entrepreneurs and the university identifying actions within their reach to contribute to the development of policies and Education for Entrepreneurship in Higher Education, promoting the achievement of the SDGs by 2030.