Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DIGITAL EM UMA EMPRESA DE ATACAREJO/DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - PAULO LUIS FERNANDES COUTINHO
Universidade Feevale - Novo Hamburgo
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração
3 - Luciene Eberle
-

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a maturidade digital de uma empresa localizada no estado do Rio Grande do Sul de Atacarejo e Distribuição de materiais Odontológicos.
Relevância/originalidade
A transformação digital envolve a adoção e integração de tecnologias digitais em todas as áreas de uma empresa, transformando fundamentalmente como os negócios operam e entregam valor aos clientes (Aras & Büyüközkan, 2023).
Metodologia/abordagem
Foi feita uma pesquisa quantitativa, por meio de um levantamento survey. O instrumento escolhido foi o modelo de Westerman et al. (2014) que propõem um modelo de avaliação de maturidade digital chamado Digital Maturity Assessment.
Principais resultados
Os resultados indicam que a empresa está bem posicionada em termos de maturidade digital, mas ainda há espaço para melhorias, especialmente entre os participantes classificados como Fashionistas e Conservadores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O processo de avaliação e melhoria da maturidade digital de empresas de atacarejo e distribuição têm implicações significativas para a sociedade Ao aprimorar suas estratégias operacionais e capacidades digitais, essas empresas podem oferecer serviços mais eficientes e inovadores.
Contribuições sociais/para a gestão
As implicações gerenciais sugerem que a empresa deve focar em fortalecer sua liderança digital e implementar práticas de governança mais robustas para suportar suas iniciativas de transformação digital.

Abstract

Study goals
Assess the digital maturity of a company located in the state of Rio Grande do Sul that sells and distributes dental materials.
Relevance / originality
Digital transformation involves the adoption and integration of digital technologies across all areas of a company, fundamentally transforming how businesses operate and deliver value to customers (Aras & Büyüközkan, 2023).
Methodology / approach
Quantitative research was carried out through a survey. The instrument chosen was the model by Westerman et al. (2014) who propose a digital maturity assessment model called Digital Maturity Assessment.
Main results
The results indicate that the company is well positioned in terms of digital maturity, but there is still room for improvement, especially among participants classified as Fashionistas and Conservatives.
Theoretical / methodological contributions
The process of assessing and improving the digital maturity of wholesale and distribution companies has significant implications for society. By improving their operational strategies and digital capabilities, these companies can offer more efficient and innovative services.
Social / management contributions
The managerial implications suggest that the company should focus on strengthening its digital leadership and implementing more robust governance practices to support its digital transformation initiatives.