Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO HUMANO-ANIMAL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DOS LARES BRASILEIROS.
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Pedro Paulo Santos Cavalcante
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - ESPM Tech
2 - Evandro Luiz Lopes
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo central deste estudo é identificar as dimensões que mais explicam a relação humano-animal nos lares brasileiros.
Relevância/originalidade
Apesar dos estudos quantitativos sobre o caráter sociodemográfico das casas dos donos de animais de estimação, pouco se estudou sobre as dimensões da relação humano-animal.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um inquérito com 690 entrevistados a nível nacional, elaborado com recurso a escalas psicométricas internacionais
Principais resultados
O estudo demonstrou que a maioria dos entrevistados já passou por algum tipo de estresse financeiro por causa do seu animal de estimação, sugerindo que os gastos com animais de estimação são subestimados no orçamento das famílias.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribui para a literatura sobre escalas psicométricas ao validar a aplicação de escalas internacionais no Brasil, além de comprovar que, apesar de originalmente desenvolvidas para cães, com algumas considerações, as escalas também funcionam para donos de gatos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados do estudo também têm implicações gerenciais relevantes, sugerindo que o processo de compra de produtos e serviços para animais de estimação envolve uma esfera muito mais emocional do que racional.

Abstract

Study goals
The central objective of this study is to identify the dimensions that most explain the human-animal relationship in Brazilian homes.
Relevance / originality
Despite quantitative studies on the sociodemographic character of pet owners' homes, little has been studied on the dimensions of the human-animal relationship.
Methodology / approach
A survey was conducted with 690 interviewees nationally, prepared using international psychometric scales
Main results
The study demonstrated that most respondents have already experienced some type of financial stress because of their pet, suggesting that spending on pets is underestimated in families budget.
Theoretical / methodological contributions
The article contributes to the literature on psychometric scales by validating the application of international scales in Brazil, as well as proving that, despite being originally developed for dogs, with some considerations, the scales also work for cat owners.
Social / management contributions
The results of the study also have relevant managerial implications, suggesting that the process of purchasing products and services for pets involves a much more emotional sphere than a rational one.