Objetivo do estudo
O objetivo central deste estudo é identificar as dimensões que mais explicam a relação humano-animal nos lares brasileiros.
Relevância/originalidade
Apesar dos estudos quantitativos sobre o caráter sociodemográfico das casas dos donos de animais de estimação, pouco se estudou sobre as dimensões da relação humano-animal.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um inquérito com 690 entrevistados a nível nacional, elaborado com recurso a escalas psicométricas internacionais
Principais resultados
O estudo demonstrou que a maioria dos entrevistados já passou por algum tipo de estresse financeiro por causa do seu animal de estimação, sugerindo que os gastos com animais de estimação são subestimados no orçamento das famílias.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribui para a literatura sobre escalas psicométricas ao validar a aplicação de escalas internacionais no Brasil, além de comprovar que, apesar de originalmente desenvolvidas para cães, com algumas considerações, as escalas também funcionam para donos de gatos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados do estudo também têm implicações gerenciais relevantes, sugerindo que o processo de compra de produtos e serviços para animais de estimação envolve uma esfera muito mais emocional do que racional.