Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO COM BASE NO CEFET/RJ
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa e ESG

Autores

Nome
1 - Aline Guimarães Monteiro Trigo
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Maracanã
2 - Thales do Amaral Lima Araujo
-
3 - José Aires Trigo
Universidade Estácio de Sá - Centro / Rio de Janeiro
4 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CEFET-RJ - Maracanã

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender o tipo de influência que a responsabilidade social exerce sobre a imagem corporativa de instituições de ensino superior, em especial do CEFET/RJ. Para tal, deve-se verificar como a responsabilidade social é praticada dentro da instituição de ensino superior.
Relevância/originalidade
A imagem de uma organização é revelada pela percepção que a comunidade tem sobre ela, que por sua vez é formada pelas iniciativas que são desenvolvidas, como pelo compromisso com o meio ambiente, a comunidade e a sua responsabilidade social.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa, explicativa e de caráter documental, que busca explorar os motivos relacionados à responsabilidade social que contribuem para uma boa imagem corporativa, através da aplicação de questionário estruturado, que faz uso da Escala de Likert.
Principais resultados
O estudo permite a organização examinar seus projetos e atividades sociais que contribuem para a consolidação da responsabilidade social, e que atendam às demandas e expectativas de seus stakeholders, demonstrando o alinhamento das questões sociais com a boa imagem da organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho pretende contribuir com evidências e reflexões acerca da relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e a imagem de uma instituição de ensino superior.
Contribuições sociais/para a gestão
As instituições de ensino superior que buscam fortalecer sua reputação e gerar um impacto positivo na comunidade devem considerar a Responsabilidade Social Corporativa como um componente essencial de sua missão e de seus valores.

Abstract

Study goals
Understand the type of influence that social responsibility has on the corporate image of higher education institutions, especially CEFET/RJ. To do so, it is necessary to verify how social responsibility is practiced within the higher education institution.
Relevance / originality
The image of an organization is revealed by the perception that the community has of it, which in turn is formed by the initiatives that are developed, such as the commitment to the environment, the community and its social responsibility.
Methodology / approach
Qualitative, explanatory and documentary research, which seeks to explore the reasons related to social responsibility that contribute to a good corporate image, through the application of a structured questionnaire, which uses the Likert Scale.
Main results
The study allows the organization to examine its social projects and activities that contribute to the consolidation of social responsibility, and that meet the demands and expectations of its stakeholders, demonstrating the alignment of social issues with the image of the organization.
Theoretical / methodological contributions
The work aims to contribute with evidence and reflections on the relationship between Corporate Social Responsibility and the image of a higher education institution.
Social / management contributions
Higher education institutions that seek to strengthen their reputation and generate a positive impact on the community must consider Corporate Social Responsibility as an essential component of their mission and values.