Objetivo do estudo
Compreender o tipo de influência que a responsabilidade social exerce sobre a imagem corporativa de instituições de ensino superior, em especial do CEFET/RJ. Para tal, deve-se verificar como a responsabilidade social é praticada dentro da instituição de ensino superior.
Relevância/originalidade
A imagem de uma organização é revelada pela percepção que a comunidade tem sobre ela, que por sua vez é formada pelas iniciativas que são desenvolvidas, como pelo compromisso com o meio ambiente, a comunidade e a sua responsabilidade social.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa, explicativa e de caráter documental, que busca explorar os motivos relacionados à responsabilidade social que contribuem para uma boa imagem corporativa, através da aplicação de questionário estruturado, que faz uso da Escala de Likert.
Principais resultados
O estudo permite a organização examinar seus projetos e atividades sociais que contribuem para a consolidação da responsabilidade social, e que atendam às demandas e expectativas de seus stakeholders, demonstrando o alinhamento das questões sociais com a boa imagem da organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho pretende contribuir com evidências e reflexões acerca da relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e a imagem de uma instituição de ensino superior.
Contribuições sociais/para a gestão
As instituições de ensino superior que buscam fortalecer sua reputação e gerar um impacto positivo na comunidade devem considerar a Responsabilidade Social Corporativa como um componente essencial de sua missão e de seus valores.