Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Priscila Alves de Vasconcelos
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
2 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - Belo Horizonte - MG
3 - Daniel Felipe Martins
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender como se constituiu o campo de pesquisas sobre inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e identificar práticas institucionais de acessibilidade pedagógica voltadas a estudantes com deficiência em cursos superiores.
Relevância/originalidade
O estudo destaca a importância emergente da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior e da institucionalização de práticas organizacionais voltadas a acessibilidade pedagógica nesse contexto.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando o protocolo de Templier e Paré (2015), com busca em plataformas como Web of Science, Scopus e Scielo, usando a combinação de duas palavras-chave: “higher education” and “people with disabilities”.
Principais resultados
A inclusão de estudantes com deficiência é um tema emergente em pesquisas científicas, com um aumento significativo de publicações a partir de 2017, porém com grande variação nas práticas de acessibilidade pedagógica entre as instituições.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para a consolidação de práticas pedagógicas inclusivas no ensino superior, destacando a necessidade de abordagens sistemáticas e planejadas para garantir a acessibilidade.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo oferece insights valiosos para gestores de instituições de ensino superior, incentivando a adoção de estratégias mais eficazes e inclusivas para apoiar estudantes com deficiência, promovendo sua permanência e sucesso acadêmico.

Abstract

Study goals
To understand how the field of research on the inclusion of people with disabilities in higher education was established and to identify institutional practices of pedagogical accessibility aimed at students with disabilities in higher education courses.
Relevance / originality
The study highlights the emerging importance of including people with disabilities in higher education and the institutionalization of organizational practices aimed at pedagogical accessibility in this context.
Methodology / approach
A Systematic Literature Review (SLR) was carried out using the Templier and Paré (2015) protocol, with searches on platforms such as Web of Science, Scopus, and Scielo, using the combination of two keywords: “higher education” and “people with disabilities”.
Main results
Including students with disabilities is an emerging topic in scientific research, with a significant increase in publications since 2017, but with great variation in pedagogical accessibility practices among institutions.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to consolidating inclusive pedagogical practices in higher education, highlighting the need for systematic and planned approaches to ensure accessibility.
Social / management contributions
The study offers valuable insights for managers of higher education institutions, encouraging the adoption of more effective and inclusive strategies to support students with disabilities, promoting their retention and academic success.