Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM CONSELHO CONSULTIVO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DE CURSOS LIVRES: UM RELATO TÉCNICO
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Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Déborah Siqueira Souza
FMU - Campus Liberdade
2 - JOSIANE SANTOS COSTA LIMA
FMU - Liberdade - São Paulo
3 - Reny Okuhara
FMU - Liberdade
4 - Leonardo Fabris Lugoboni
Centro Universitário FECAP - Liberdade

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é descrever a implementação de um conselho consultivo, ainda em criação, em uma pequena empresa brasileira de cursos livres.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo é demonstrar como a investigação e a intervenção em um ambiente real é capaz de possibilitar a compreensão de problemas relacionados à governança corporativa e pode oportunizar ações para implantar conselhos consultivos e o planejamento estratégico.
Metodologia/abordagem
O estudo adotou a pesquisa-ação como abordagem qualitativa. Realizou-se a coleta de dados através de perguntas-chaves escritas e entrevistas com um dos sócios da empresa e com o principal conselheiro do novo conselho consultivo, além da leitura das atas das reuniões.
Principais resultados
Entendimento da necessidade de dissolver e implantar novo conselho consultivo; visualização através do planejamento estratégico do que impacta o negócio e como colocar em prática o plano de ação para a empresa se fortalecer mercadologicamente.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo mostrou como as práticas de governança corporativa, através da implantação do conselho consultivo, impactam os negócios de uma pequena empresa; e que há a necessidade de mais estudos sobre conselhos consultivos para PMEs de capital fechado.
Contribuições sociais/para a gestão
Para PMEs, a implantação do conselho consultivo proporciona o entendimento das boas práticas da governança corporativa e a necessidade de se estruturar em relação aos recursos humanos e financeiros para colocar em prática o que contempla seu planejamento estratégico.

Abstract

Study goals
The aim of this technical report is to describe the implementation of an advisory board, which is still being set up, in a small Brazilian company offering free courses.
Relevance / originality
The relevance of the study is to demonstrate how research and intervention in a real environment can enable an understanding of problems related to corporate governance and can provide opportunities for actions to implement advisory boards and strategic planning.
Methodology / approach
The study used action research as a qualitative approach. Data was collected through written key questions and interviews with one of the company's partners and the main board member of the new advisory board, and by reading the minutes of the meetings.
Main results
Understanding the need to dissolve and set up a new advisory board; visualization through strategic planning of what impacts the company and how to put the action plan into practice so that the company can strengthen its position in the market.
Theoretical / methodological contributions
The study showed how corporate governance practices, through the implementation of the advisory board, impact the operations of a small company; and that there is a need for more studies on advisory boards for privately-held SMEs.
Social / management contributions
For SMEs, the implementation of the advisory board provides an understanding of corporate governance best practices and the need to structure itself in terms of human and financial resources in order to put into practice what is included in its strategic planning.