Objetivo do estudo
O objetivo principal deste estudo é analisar o nível de divulgação da gestão de riscos nas empresas estatais do Governo do Distrito Federal. Subsidiariamente, busca-se comparar o referido nível de divulgação segmentando tais estatais em empresas públicas e sociedades de economia mista.
Relevância/originalidade
A gestão de riscos e sua divulgação chama atenção na atualidade. Este estudo aprofunda análise do tema na Administração Pública. A pesquisa é relevante, também, por enfatizar a divulgação da gestão desses riscos na administração pública do Distrito Federal.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa. Coletaram-se documentos públicos de amostra de dez estatais sendo 6 empresas públicas e 4 sociedades de economia mista. Trataram-se dados empregando análise de conteúdo, considerando dez itens oriundos da literatura.
Principais resultados
Constatou-se presença de 86,00% dos itens, variando de 70,00% a 100,00%. A presença por estatal variou de 50,00% a 100,00%. Em geral, sociedades de economia mista apresentaram nível de divulgação da gestão de riscos por item mais abrangente do que empresas públicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo traz contribuições para pesquisas relacionadas à gestão de riscos ligadas a administração pública distrital no Brasil. Adicionalmente, os resultados podem contribuir pesquisas sobre a divulgação da gestão de riscos nas empresas estatais de unidades federativas no País.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo pode trazer contribuições para gestores em empresas estatais, acadêmicos, órgãos de controle interno, interessados em pesquisas sobre gestão de riscos em empresas estatais e, também, em interessados em estudos sobre gestão de riscos no setor público de maneira mais ampla.