Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é analisar como ferramentas de GenAI podem ser usadas para melhorar a produtividade na compreensão do estado da arte no trabalho de pesquisa Particularmente neste ensaio foi utilizado como tema o uso de redes neurais artificiais para predição.
Relevância/originalidade
O artigo explora como essas ferramentas podem otimizar a revisão de literatura e a compreensão do estado da arte, facilitando a análise e síntese de grandes volumes de dados textuais.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi conduzida utilizando a base de dados de periódicos da CAPES Foram aplicados filtros específicos para refinar os resultados, culminando na análise de 14 artigos A ferramenta ChatGPT foi utilizada para examinar esses artigos através de prompts específicos.
Principais resultados
O uso de IA generativa, como o ChatGPT, pode acelerar a compreensão macro do estado da arte, mas ainda requer uma revisão detalhada por especialistas para evitar interpretações errôneas e garantir a precisão das conclusões.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribuiu com a pesquisa e pesquisadores, adotando de forma prática alternativas para uso da IA Generativa.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo contribui com a sociedade, disseminnando e simplificando o uso de IA Generativa para fins de pesquisas acadêmicas.