Objetivo do estudo
O objetivo principal do estudo é analisar o uso dos dados em empresas cearenses.
Relevância/originalidade
Os achados da pesquisa identificam a maturidade da analítica de dados das empresas cearenses, além de serem observados os benefícios e os desafios do uso de dados para os executivos de TIC interessados em ganhar agilidade e eficiência nas empresas que representam.
Metodologia/abordagem
Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de entrevistas online com 19 executivos de TIC associados ao Grupo de Gestores de TIC do Ceará (GGTIC-CE).
Principais resultados
A pesquisa evidenciou que as empresas estão em diferentes estágios de incorporar a analítica de dados em seus processos decisórios, com uma tendência de reconhecimento do valor dos dados como ativos estratégicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa buscou atender a uma lacuna baseada de estudos empíricos que analisam a maturidade no uso da analítica de dados nas organizações. Os achados obtidos junto à 19 executivos de TIC trazem implicações para a análise do cenário das empresas cearenses.
Contribuições sociais/para a gestão
Os executivos de TIC participantes da pesquisa representam as maiores empresas do Ceará. Este aspecto amplia a importância dos resultados evidenciados, pois capta a visão de agentes econômicos de grande relevância, profundamente inseridos no contexto local de uso dos dados.