Resumo

Título do Artigo

USO DA ANALÍTICA DE DADOS: UM ESTUDO DA VISÃO DOS EXECUTIVOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE EMPRESAS CEARENSES
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Mariangela Araújo Pinto Bezerra
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós Graduação
2 - ERICO VERAS MARQUES
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - FEAAC
3 - Alessandra Carvalho de Vasconcelos
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Profissional - PPAC Profissional
4 - Heloisa Benevides Pontes Aragão
Texas Wesleyan University - School of Business Administration

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo principal do estudo é analisar o uso dos dados em empresas cearenses.
Relevância/originalidade
Os achados da pesquisa identificam a maturidade da analítica de dados das empresas cearenses, além de serem observados os benefícios e os desafios do uso de dados para os executivos de TIC interessados em ganhar agilidade e eficiência nas empresas que representam.
Metodologia/abordagem
Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de entrevistas online com 19 executivos de TIC associados ao Grupo de Gestores de TIC do Ceará (GGTIC-CE).
Principais resultados
A pesquisa evidenciou que as empresas estão em diferentes estágios de incorporar a analítica de dados em seus processos decisórios, com uma tendência de reconhecimento do valor dos dados como ativos estratégicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa buscou atender a uma lacuna baseada de estudos empíricos que analisam a maturidade no uso da analítica de dados nas organizações. Os achados obtidos junto à 19 executivos de TIC trazem implicações para a análise do cenário das empresas cearenses.
Contribuições sociais/para a gestão
Os executivos de TIC participantes da pesquisa representam as maiores empresas do Ceará. Este aspecto amplia a importância dos resultados evidenciados, pois capta a visão de agentes econômicos de grande relevância, profundamente inseridos no contexto local de uso dos dados.

Abstract

Study goals
The main objective of the study is to analyze the use of data in companies in Ceará.
Relevance / originality
The research findings identify the maturity of data analytics in companies in Ceará, in addition to observing the benefits and challenges of using data for ICT executives interested in gaining agility and efficiency in the companies they represent.
Methodology / approach
This is descriptive and qualitative research, through the application of the content analysis technique. The research was carried out through online interviews with 19 ICT executives associated with the Ceará ICT Managers Group (GGTIC-CE).
Main results
The research showed that companies are at different stages of incorporating data analytics into their decision-making processes, with a tendency to recognize the value of data as strategic assets.
Theoretical / methodological contributions
This research sought to address a gap based on empirical studies that analyze the maturity in the use of data analytics in organizations. The findings obtained from 19 ICT executives have implications for the analysis of the scenario of companies in Ceará.
Social / management contributions
The ICT executives participating in the survey represent the largest companies in Ceará. This aspect increases the importance of the results highlighted, as it captures the vision of highly relevant economic agents, deeply embedded in the local context of data use.