Resumo

Título do Artigo

NÍVEL DE MATURIDADE DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM UMA EMPRESA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
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Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Correia Batista
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Marcus Vinicius Martins Melo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove

Reumo

Objetivo do estudo
Mensurar o nível de Maturidade da Transformação Digital de uma empresa após investimentos no desenvolvimento de sistemas para automatização da operação de seus aterros sanitários.
Relevância/originalidade
O presente relato técnico tem como premissa a aplicação do Modelo de Maturidade Digital (DMM), formulado por Berghaus & Back (2016), com o intuito de demonstrar que o investimento em tecnologia não significa que a empresa tenha altos níveis de maturidade digital
Metodologia/abordagem
O estudo teve uma abordagem multimetodológica, combinando três técnicas principais: consulta bibliográfica, entrevistas e o preenchimento do formulário sobre mapeamento da maturidade da transformação digital, o que permitiu uma triangulação dos dados, o que auxiliou na análise do tema estudado.
Principais resultados
A empresa alcançou o nível dois de maturidade apenas na dimensão de tecnologia da informação, demonstrando que possui uma estrutura tecnológica robusta. Para avançar, precisa focar nos outros pilares como cultura organizacional, investindo em uma transformação mais profunda de seus processos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para a literatura, o estudo contribui para o corpo de conhecimento sobre transformação digital no setor de gestão de resíduos, um campo ainda pouco explorado na literatura acadêmica.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo demonstra que investimentos em tecnologia da informação podem trazer resultados palpáveis ao processo de transformação digital, mas que a maturidade elevada só é alcançada quando se mudam as atitudes, processos, cultura da empresa e modo de pensar de seus funcionários.

Abstract

Study goals
Measure the Digital Transformation Maturity level of a company after investments in the development of systems for automating the operation of its sanitary landfills.
Relevance / originality
This technical report is based on the application of the Digital Maturity Model (DMM), formulated by Berghaus & Back (2016), with the aim of demonstrating that investment in technology does not necessarily mean that a company has high levels of digital maturity.
Methodology / approach
The study employed a multi-methodological approach, combining three main techniques: bibliographic research, interviews, and the completion of a digital transformation maturity mapping form. This approach allowed for data triangulation, which aided in the analysis of the studied topic.
Main results
The company achieved level two of maturity only in the information technology dimension, demonstrating that it has a robust technological structure. To advance, it needs to focus on other pillars such as organizational culture, investing in a deeper transformation of its processes.
Theoretical / methodological contributions
For the literature, the study contributes to the body of knowledge on digital transformation in the waste management sector, a field still little explored in academic literature.
Social / management contributions
The study demonstrates that investments in information technology can bring tangible results to the digital transformation process, but that high maturity is only achieved when attitudes, processes, company culture, and the mindset of its employees are changed.