Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DE STAKEHOLDERS PARA O SUCESSO DE PROJETO DE ASSESSORIA PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Renan Costa e Silva Almeida
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo
2 - Jane Cristina da Silva Damasceno
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo é relatar uma experiência em gerenciamento de projeto de assessoria para aumento de produtividade em uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos, através de um programa de assessorias para aumento de produtividade para alavancar o setor automobilístico.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade se dá no desafio de executar um projeto com objetivo bem definido, (ganho de produtividade), em uma empresa que não pratica o Lean Manufacturing, ao longo de 8 meses de assessoria.
Metodologia/abordagem
A abordagem utilizada, foi de estudo de caso.
Principais resultados
Foram estabelecidos alguns fatores prováveis para o sucesso do projeto, como gerenciamento no front end do projeto, determinação de metas SMART que fazem associação à entrega de benefícios, o engajamento e relacionamento com stakeholders responsáveis pelas ações e intervenções.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições estão a cerca de criar correlação entre o que foi realizado na prática, de maneira empírica e suas implicações nos resultados, com o que está na literatura, de modo a criar uma validação entre teoria e prática.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições estão acerca do gerenciamento de stakeholders por meio do relacionamento e forma com que foram envolvidos no projeto, à fim de impactar diretamente nos resultados obtidos.

Abstract

Study goals
The objective is to report an experience in project management for consultancy to increase productivity in a company that manufactures machinery and equipment, through a consultancy program to increase productivity to leverage the automotive sector.
Relevance / originality
The relevance and originality is in the challenge of executing a project with a well-defined objective (increase productivity) in a company that does not practice Lean Manufacturing, over 8 months of consultancy.
Methodology / approach
The approach was a case study.
Main results
Some factors for success of the project were established, such as management at the front end of project, determination of SMART goals that are associated with the delivery of benefits, engagement and relationship with stakeholders responsible for actions and interventions.
Theoretical / methodological contributions
The contributions are about creating a correlation between what was done in practice, empirically, and its implications in the results, with what is in the literature, in order to create a validation between theory and practice.
Social / management contributions
The contributions are about stakeholder management through the relationship and the way in which they were involved in the project, in order to directly impact the results obtained.