Objetivo do estudo
Desenvolver um jogo de tabuleiro baseado na metodologia RPG, utilizando Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), para explorar e disseminar conhecimentos sobre o setor aeroespacial, visando a educação e o engajamento de um público diversificado.
Relevância/originalidade
Este estudo é inovador ao integrar técnicas de gamificação e jogos de tabuleiro com RA e RV, voltadas ao ensino aeroespacial, proporcionando uma abordagem dinâmica e interativa para o aprendizado de ciência e tecnologia, contribuindo com a democratização de informações da ciência.
Metodologia/abordagem
Foi realizado de forma presencial e online as atividades desenvolvidas pelo projeto. Em formato de simulações gamificadas de missões espaciais em eventos e exposições
Principais resultados
A gamificação combinada com informações do setor aeroespacial se mostrou inovadora e eficaz como didática ao ensino da ciência aeroespacial. As atividades presenciais proporcionaram um maior engajamento dos participantes, quando comparadas com as remotas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Devido a uma metodologia inovadora que combina tecnologias imersivas ao aprendizado, ampliando-se assim as possibilidades de ensino, e contribuindo com a aproximação dos estudantes à ciência.
Contribuições sociais/para a gestão
O projeto incentiva a democratização do ensino aeroespacial, promovendo o acesso ao conhecimento científico de forma lúdica e interativa de forma igualitária, impactando positivamente a educação e consequentemente a sociedade.