Objetivo do estudo
Esta pesquisa visa preencher a lacuna existente ao realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as representações sociais no ensino superior, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e crenças dos diversos atores das Instituições de Ensino Superior (IES).
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade desta pesquisa residem na aplicação da Teoria das Representações Sociais (TRS) para explorar como diferentes grupos interpretam os desafios acadêmicos, preenchendo lacunas na análise das crenças dos atores no ensino superior, um tema ainda pouco explorado.
Metodologia/abordagem
Este estudo realiza uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seguindo o protocolo PRISMA, analisando 79 artigos selecionados das bases Scopus e Web of Science A técnica de Bardin e o pacote Bibliometrix foram usados para categorizar e interpretar as representações sociais no
Principais resultados
Os resultados destacam a complexidade das representações sociais no ensino superior, evidenciando a necessidade de práticas pedagógicas críticas e reflexivas. A conscientização sobre gênero, sustentabilidade e justiça social é crucial para transformar práticas e políticas institucionais educacionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas deste estudo incluem o aprimoramento da compreensão das representações sociais no ensino superior e o desenvolvimento de novos frameworks analíticos, que poderão ser aplicados em pesquisas futuras para aprofundar o entendimento das dinâmicas educacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Em termos práticos, os resultados poderão informar políticas institucionais e estratégias pedagógicas, promovendo um ambiente acadêmico mais alinhado com as expectativas e necessidades dos seus diversos atores.