Objetivo do estudo
O presente estudo objetiva investigar como a implantação do Hub de H2V do Ceará pode potencializar a competitividade do Brasil na transição energética global, sob a perspectiva do Modelo de Hélice Quíntupla.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade residem na elaboração de um Framework teórico sobre mudanças climáticas, Teoria da Hélice Quíntupla, Hidrogênio verde e competitividade internacional e transição energética.
Metodologia/abordagem
A pesquisa em questão adota uma abordagem qualitativa, exploratória e tem como método o estudo de caso Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) com o software.
Principais resultados
Foi constatado que o Hub pode não trazer o nível de competitividade esperado para o país. A abundância de recursos naturais no Brasil não garante automaticamente uma posição de destaque devido à sua forte dependência tecnológica.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo traz contribuições acadêmicas ao identificar lacunas na literatura relacionadas ao Modelo de Hélices (triplo, quádruplo e quíntuplo). Específicamente o aprimoramento da Teoria das Hélices Quádrupla e Quíntupla.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo sugere que o atual modelo de colaboração entre academia, empresas e governo no Ceará representa uma mistura entre o estatista e o laissez-faire, com uma forte atuação por parte do governo na promoção da interação e colaboração entre os atores-chave.