Objetivo do estudo
É facilitar a imobilização, desmobilização, controle e conciliação físico-contábil, auxiliando nos processos de gestão de custos, fiscalização e transformá-los em ativos imobilizados, através do sistema integrado do ERP SAP.
Relevância/originalidade
A decisão foi tomada devido às dificuldades enfrentadas pela Sabesp na gestão de seus ativos e aos prejuízos relacionados aos custos.
Metodologia/abordagem
Utilizou entrevistas semiestruturadas, realizadas em formato de bate-papo com quatro colaboradores, para identificar as dificuldades na adaptação ao uso do SAP.
Principais resultados
Os resultados obtidos demonstraram uma melhoria considerável nos controles dos processos, especialmente no rastreamento e na valorização dos ativos, otimizando o reconhecimento dos investimentos em ciclos mais eficientes e promovendo um aumento significativo na confiabilidade das bases de ativo físico-contábil-patrimonial da Sabesp.
Contribuições teóricas/metodológicas
Pela complexidade e especificidade da implantação do sistema ERP SAP, teve contribuições teóricas (Biancolino, 2012), Yin, 14; dos Reis Novaes, D. 2024; Bowen, 2009 entre outros.
Contribuições sociais/para a gestão
O sistema ajudará a resolver inúmeros problemas micro e macro da sociedade, pois possui uma abrangência geral em um único sistema, auxiliando na resolução dos problemas de uma forma preventiva e corretiva.