Resumo

Título do Artigo

O USO DE ILUSTRAÇÃO GRÁFICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Vinícius Rodrigues Silva Pires
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Evidenciar a importância de envolver gestor e equipe no processo de implementação da estratégia utilizando como ferramenta uma ilustração gráfica que representa os componentes da estratégia a ser implementada.
Relevância/originalidade
O processo de implementação da estratégia é pouco explorado no meio acadêmico. Nesse contexto este relato traz resultados práticos do uso de um método que apresenta resultados práticos diretamente associados à teoria
Metodologia/abordagem
Foi aplicado o método Pesquisa-Ação, focando nas ações reais durante a Implementação da Estratégia, suportadas por teorias. Os autores coletaram dados de fontes primárias sobre a empresa e de fontes secundárias para informações sobre o mercado em que atua.
Principais resultados
A criação de um ambiente de discussão entre gestor e equipe alinha a compreensão da estratégia, negocia prazos, recursos e escopo, e envolve as pessoas. Isso aumentou as horas dedicadas à estratégia, destacando a importância da participação no processo estratégico.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho contribui para aumentar a literatura que explora o fenômeno da implementação da estratégia, trazendo contribuições práticas suportadas por teorias
Contribuições sociais/para a gestão
O método aplicado simplifica o processo de implementação da estratégia pela forma como endereça as discussões para entendimento e negociações necessárias para desenvolver as ações que colocam a estratégia em prática

Abstract

Study goals
Highlight the importance of involving managers and teams in the strategy implementation process using a graphic illustration as a tool that represents the components of the strategy to be implemented.
Relevance / originality
The strategy implementation process is little explored in the academic environment. In this context, this report presents practical results from the use of a method that presents practical results directly associated with the theory.
Methodology / approach
The Action Research method was applied, focusing on real actions during Strategy Implementation, supported by theories. The authors collected data from primary sources about the company and from secondary sources for information about the market in which it operates.
Main results
Creating an environment for discussion between managers and teams aligns understanding of the strategy, negotiates deadlines, resources and scope, and engages people. This has increased the hours dedicated to strategy, highlighting the importance of participation in the strategic process.
Theoretical / methodological contributions
The work contributes to increasing the literature that explores the phenomenon of strategy implementation, bringing practical contributions supported by theories
Social / management contributions
The method applied simplifies the strategy implementation process by addressing the discussions for understanding and negotiations necessary to develop the actions that put the strategy into practice.