Objetivo do estudo
Este estudo investiga o uso de ferramentas de mídia social integradas para apoiar os processos de compartilhamento de conhecimento em projetos de tecnologia da informação (TI). Seu principal objetivo é o desenvolvimento de um framework, INT-SM4KS, para auxiliar gerentes de projeto.
Relevância/originalidade
Compartilhamento é o processo mais significativo da gestão do conhecimento e o sucesso do projeto requer requer que ele aconteça em todas as etapas A combinação de TI com processos de negócios é facilitador e tecnologias de mídias sociais constituem elemento valioso
Metodologia/abordagem
A Teoria dos Affordances foi a lente teórica adotada. Design Science Research (DSR) foi adotado como método prescritivo. O desenvolvimento do framework baseou-se em uma revisão abrangente da literatura e entrevistas com participantes de projetos de TI para avaliação e refinamento.
Principais resultados
O framework resultante compreende três componentes, baseados na percepção, atualização e efeito de affordances. É apresentado em duas visões complementares: componente e integrativa, sendo potencialmente relevante para contribuir na solução de problemas identificados na literatura e na prática.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho acrescenta ao corpo de conhecimento e fornece uma ferramenta de apoio projetada e validada especificamente para profissionais e pesquisadores.
Contribuições sociais/para a gestão
A TI tornou-se ativo essencial nas organizações e o conhecimento contribui para vantagem competitiva A aplicação bem-sucedida do framework em projetos de TI pode promover os benefícios da Gestão do Conhecimento, potencialmente aumentando a eficácia da gestão e influenciando positivamente nos resultados