Objetivo do estudo
Identificar por que as pessoas, mesmo quando demonstram preocupação com a privacidade, optam por utilizar tecnologias que coletam os dados pessoais dos usuários para fins comerciais.
Relevância/originalidade
Destaca-se a importância de entender esses aspectos para proteger a privacidade dos usuários e continuar o direcionamento ético dos anúncios digitais.
Metodologia/abordagem
Baseado no Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM) adaptado, foi conduzido um survey online junto a uma amostra que foi composta por internautas acessados por meio de snowball.
Principais resultados
Embora os usuários relutem em compartilhar dados para fins comerciais, sob a ótica do paradoxo da privacidade, expressam intenção de uso dessas tecnologias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Verificar que a intenção de utilizar determinada tecnologia impacta diretamente a intenção de compartilhar dados pessoais com ela, mesmo que isso represente assumir determinados riscos para a proteção de dados pessoais do usuário.
Contribuições sociais/para a gestão
Usuários dessas tecnologias se conscientizem desses efeitos sobre seu comportamento online. Ao mesmo tempo, que novas tecnologias e anunciantes digitais foquem novas estratégias na coleta de dados.