Resumo

Título do Artigo

PLATAFORMAS QUE COLETAM DADOS PESSOAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DO MODELO TAM ESTENDIDO
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Tema

Marketing, Transformação Digital e Inteligência Artificial

Autores

Nome
1 - Matheus Fridori
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Joaquim Távora

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar por que as pessoas, mesmo quando demonstram preocupação com a privacidade, optam por utilizar tecnologias que coletam os dados pessoais dos usuários para fins comerciais.
Relevância/originalidade
Destaca-se a importância de entender esses aspectos para proteger a privacidade dos usuários e continuar o direcionamento ético dos anúncios digitais.
Metodologia/abordagem
Baseado no Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM) adaptado, foi conduzido um survey online junto a uma amostra que foi composta por internautas acessados por meio de snowball.
Principais resultados
Embora os usuários relutem em compartilhar dados para fins comerciais, sob a ótica do paradoxo da privacidade, expressam intenção de uso dessas tecnologias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Verificar que a intenção de utilizar determinada tecnologia impacta diretamente a intenção de compartilhar dados pessoais com ela, mesmo que isso represente assumir determinados riscos para a proteção de dados pessoais do usuário.
Contribuições sociais/para a gestão
Usuários dessas tecnologias se conscientizem desses efeitos sobre seu comportamento online. Ao mesmo tempo, que novas tecnologias e anunciantes digitais foquem novas estratégias na coleta de dados.

Abstract

Study goals
Identify why people, even when they demonstrate concern about privacy, choose to use technologies that collect users' personal data for commercial purposes.
Relevance / originality
The importance of understanding these aspects is highlighted to protect users' privacy and continue the ethical targeting of digital advertisements.
Methodology / approach
Based on the adapted Technological Acceptance Model (TAM), an online survey was conducted with a sample that was made up of internet users accessed through snowball.
Main results
Although users are reluctant to share data for commercial purposes, from the perspective of the privacy paradox, they express their intention to use these technologies.
Theoretical / methodological contributions
Check that the intention to use a certain technology directly impacts the intention to share personal data with it, even if this means assuming certain risks for the protection of the user's personal data.
Social / management contributions
Users of these technologies should be aware of these effects on their online behavior. At the same time, new technologies and digital advertisers focus on new strategies in data collection.