Objetivo do estudo
Essa pesquisa busca analisar a percepção de profissionais de saúde sobre a literacia em saúde dos pacientes.
Relevância/originalidade
O empoderamento do paciente é um tema central nas discussões sobre medicina preditiva, ou seja, há a necessidade de adotar uma abordagem centrada no paciente, que busque o envolver no processo de tomada de decisões, proporcionando-lhe acesso a informações sobre sua condição.
Metodologia/abordagem
É uma pesquisa exploratória, realizada em duas etapas, uma revisão de literatura e entrevistas com profissionais da saúde.
Principais resultados
Promover a literacia em saúde é um passo importante para empoderar os pacientes, melhorar a qualidade dos cuidados, ao investir em estratégias de comunicação eficazes e no uso apropriado de tecnologias digitais podem transformar positivamente contextos clínicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui para a compreensão das percepções dos profissionais de saúde sobre a literacia em saúde e destaca a importância de práticas que fomentem a educação em saúde e a comunicação efetiva no contexto clínico.
Contribuições sociais/para a gestão
Este é um estudo exploratório, assim sugere-se como estudos futuros a proposição de uma ferramenta que auxilie profissionais de saúde a construir iniciativas para fomentar a literacia do paciente.