Resumo

Título do Artigo

LITERACIA EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DIÁLOGO DE EMPODERAMENTO DO PACIENTE
Abrir Arquivo

Tema

Pesquisa científica em inovação e empreendedorismo e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - Manoella Treis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Políticas Públicas
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Essa pesquisa busca analisar a percepção de profissionais de saúde sobre a literacia em saúde dos pacientes.
Relevância/originalidade
O empoderamento do paciente é um tema central nas discussões sobre medicina preditiva, ou seja, há a necessidade de adotar uma abordagem centrada no paciente, que busque o envolver no processo de tomada de decisões, proporcionando-lhe acesso a informações sobre sua condição.
Metodologia/abordagem
É uma pesquisa exploratória, realizada em duas etapas, uma revisão de literatura e entrevistas com profissionais da saúde.
Principais resultados
Promover a literacia em saúde é um passo importante para empoderar os pacientes, melhorar a qualidade dos cuidados, ao investir em estratégias de comunicação eficazes e no uso apropriado de tecnologias digitais podem transformar positivamente contextos clínicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui para a compreensão das percepções dos profissionais de saúde sobre a literacia em saúde e destaca a importância de práticas que fomentem a educação em saúde e a comunicação efetiva no contexto clínico.
Contribuições sociais/para a gestão
Este é um estudo exploratório, assim sugere-se como estudos futuros a proposição de uma ferramenta que auxilie profissionais de saúde a construir iniciativas para fomentar a literacia do paciente.

Abstract

Study goals
This research aims to analyze healthcare professionals' perceptions of patients' health literacy.
Relevance / originality
Patient empowerment is a central theme in discussions about predictive medicine, highlighting the need for a patient-centered approach that involves patients in the decision-making process and provides them with access to information about their condition.
Methodology / approach
It is an exploratory study conducted in two stages: a literature review and interviews with healthcare professionals.
Main results
Promoting health literacy is an important step toward empowering patients and improving the quality of care. Investing in effective communication strategies and the appropriate use of digital technologies can positively transform clinical contexts.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes to the understanding of healthcare professionals' perceptions of health literacy and emphasizes the importance of practices that foster health education and effective communication in clinical settings.
Social / management contributions
As an exploratory study, it suggests future research should propose a tool to help healthcare professionals build initiatives to promote patient literacy.