Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE DE ABSORÇÃO, CAPITAL SOCIAL E AMBIDESTRIA: UM ENFOQUE EM AGENTES DE TRÂNSITO
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Genailda Ramos Neves
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - PPGA
2 - SILVIO POPADIUK
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar, no âmbito individual, a intensidade do capital social, da capacidade absortiva e da ambidestria, bem como os relacionamentos teóricos e empíricos entre esses construtos, visando aprimorar o atendimento de agentes de trânsito em termos de interpretação de normativas de trânsito.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade deste estudo residem na análise integrada da capacidade de absorção, capital social e ambidestria individual, aplicada ao contexto dos agentes de trânsito Essa abordagem inovadora visa aprimorar a interpretação de normativas, promovendo maior eficiência e qualidade nos serviços.
Metodologia/abordagem
Por meio de abordagem quantitativa, aplicado um questionário estruturado e fechado em uma amostra de 136 respondentes envolvendo agentes de trânsito. Três escalas com seis pontos utilizadas para a mensuração ACAP, Capital Social e ambidestria individuais.
Principais resultados
Os resultados evidenciaram que ACAP exerce um efeito mais intenso sobre a ambidestria e o capital social individuais, em comparação com o efeito do capital social sobre a ambidestria Esses resultados têm implicações relevantes, no contexto da interpretação de normativas de trânsito.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribui para o avanço do conhecimento sobre o papel da ACAP, capital social e ambidestria individuais, ampliando a compreensão sobre esses conceitos e suas aplicações, promovendo a difusão do conhecimento e a formação de novos profissionais qualificados; no desenvolvimento de novos métodos.
Contribuições sociais/para a gestão
A capacitação desses profissionais, visando o desenvolvimento da sua ACAP, pode ser uma estratégia eficaz para promover a ambidestria individual e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Abstract

Study goals
To evaluate, at the individual level, the intensity of social capital, absorptive capacity, and ambidexterity, as well as the theoretical and empirical relationships between these constructs, to improve the service of traffic agents in terms of interpretation of traffic regulations.
Relevance / originality
This study's relevance and originality lie in its integrated analysis of absorptive capacity, social capital, and individual ambidexterity. This innovative approach aims to improve the interpretation of regulations, promoting greater efficiency and quality in services.
Methodology / approach
A structured and closed questionnaire was applied to a sample of 136 respondents involving traffic agents using a quantitative approach. Three scales with six points were used to measure ACAP, social capital, and individual ambidexterity.
Main results
The results highlighted that ACAP has a more intense effect on ambidexterity and individual social capital compared to the effect of social capital on ambidexterity. These findings have relevant implications in the context of interpreting traffic regulations.
Theoretical / methodological contributions
It contributes to advancing knowledge about the role of ACAP, social capital, and individual ambidexterity, broadening the understanding of these concepts and their applications, promoting the dissemination of knowledge, and training new qualified professionals in developing new methods.
Social / management contributions
The training of these professionals, aiming at developing their ACAP, can be an effective strategy to promote individual ambidexterity and, consequently, improve the quality of services provided to society.