Resumo

Título do Artigo

GESTÃO POR PROCESSOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O PROJETO DE REDESENHO DO PROCESSO DE APOSENTADORIA NA PREFEITURA DE FORTALEZA
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Gilmara Venâncio de Souza Paranhos Orcioli
-
2 - Janaina dos Santos Benvindo
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar os impactos gerados pelo redesenho do processo de aposentadoria na gestão de pessoas da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Relevância/originalidade
Organizações públicas aspiram eficiência transparente, mas enfrentam obstáculos como hierarquias e mudanças culturais na adoção de modelos de gestão do setor privado. Este estudo oferece um modelo para superar essas barreiras e implementar melhorias.
Metodologia/abordagem
Este estudo adota uma metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva. Utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado para coletar dados e a análise de conteúdo para sua interpretação.
Principais resultados
Os resultados mostram melhoria na eficiência da aposentadoria pós-redesenho, com tempo reduzido para concessão, aumentando agilidade e eficácia no serviço pela PMF. Identificaram-se oportunidades de melhorias na gestão de pessoas, para melhor experiência dos servidores e da administração pública.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas residem na aplicação de modelos teóricos do setor privado na administração pública, buscando extrair lições aprendidas desse processo.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais deste estudo estão na economia de recursos proporcionada pelo redesenho, possibilitando que esses recursos sejam direcionados para benefícios da comunidade.

Abstract

Study goals
Investigate the impacts generated by the redesign of the retirement process on human resources management at the Municipality of Fortaleza.
Relevance / originality
Public organizations strive for transparent efficiency but face obstacles such as hierarchies and cultural shifts in adopting private sector management models. This study provides a model to overcome these barriers and implement improvements.
Methodology / approach
This study adopts a case study methodology with a descriptive qualitative approach. A semi-structured interview guide was used to collect data and content analysis for its interpretation.
Main results
The results demonstrate improvement in retirement efficiency post-redesign, with reduced time for approval, increasing agility and effectiveness in the service by the PMF. Opportunities for improvements in people management were identified for a better experience for both employees and public administration.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contributions reside in the application of theoretical models from the private sector in public administration, seeking to extract lessons learned from this process.
Social / management contributions
The social contributions of this study lie in the resource savings generated by the redesign, enabling these resources to be directed towards community benefits.