Objetivo do estudo
Investigar os impactos gerados pelo redesenho do processo de aposentadoria na gestão de pessoas da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Relevância/originalidade
Organizações públicas aspiram eficiência transparente, mas enfrentam obstáculos como hierarquias e mudanças culturais na adoção de modelos de gestão do setor privado. Este estudo oferece um modelo para superar essas barreiras e implementar melhorias.
Metodologia/abordagem
Este estudo adota uma metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva. Utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado para coletar dados e a análise de conteúdo para sua interpretação.
Principais resultados
Os resultados mostram melhoria na eficiência da aposentadoria pós-redesenho, com tempo reduzido para concessão, aumentando agilidade e eficácia no serviço pela PMF. Identificaram-se oportunidades de melhorias na gestão de pessoas, para melhor experiência dos servidores e da administração pública.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas residem na aplicação de modelos teóricos do setor privado na administração pública, buscando extrair lições aprendidas desse processo.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais deste estudo estão na economia de recursos proporcionada pelo redesenho, possibilitando que esses recursos sejam direcionados para benefícios da comunidade.