Resumo

Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO COMO ESTUDO CIENTÍFICO NA PRÁTICA - PROJETO UNIVERSITÁRIO EMPREENDA NA ENGENHARIA
Abrir Arquivo

Tema

Educação Empreendedora focando no ensino de empreendedorismo e inovação.

Autores

Nome
1 - Vanessa da Silva de Azevedo
Universidade Estácio de Sá - Maracanã - RJ
2 - Sergio Rocha Lima
-

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar um estudo de caso de Educação Empreendedora na implantação do projeto Empreenda na Engenharia, com a criação do Espaço Empreendedor, por meio da parceria entre a Universidade e o SEBRAE para os cursos de Engenharia
Relevância/originalidade
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em engenharia estabelecem em seu capítulo 2 o perfil e competências esperadas do egresso e dentro deste contexto está especificado que o empreendedorismo deva estar presente na formação do engenheiro.
Metodologia/abordagem
Abordagem de Educação Empreendedora utilizada no SEBRAE, que compreende o educar sobre empreendedorismo, educar para o empreendedorismo e educar por meio do empreendedorismo, dividida em oito módulos de abordagem prática, com a defesa individual de um projeto autoral por meio de pitch.
Principais resultados
A implantação do projeto Empreenda na Engenharia, no Espaço Empreendedor gerou um impacto que levou o SEBRAE a replicar o projeto em todas as suas unidades do estado, como case absoluto de sucesso e boas práticas.
Contribuições teóricas/metodológicas
A implantação do projeto Empreenda na Engenharia mostrou que é possível acelerar o processo, despertando nos discentes a vocação empreendedora e a confiança necessária para dar início ao seu próprio negócio, ofertando o conhecimento das ferramentas disponibilizadas pelo SEBRAE diretamente na graduação.
Contribuições sociais/para a gestão
A temática desenvolvida nos módulos permitiu networking entre os discentes e o direcionamento dado pelo consultor desencadeou engajamento para prototipagem de produtos e conceituação de aplicativos a serem desenvolvidos ainda durante a graduação dos discentes, gerando engajamento direto com a sociedade.

Abstract

Study goals
Present a case study of Entrepreneurial Education in the implementation of the Entrepreneurship in Engineeringproject, with the creation of the Entrepreneurial Space, through the partnership between University and SEBRAE for the Engineering courses.
Relevance / originality
The National Curricular Guidelines (DCN) for the undergraduate engineering course establish in its chapter 2 the profile and expected competencies of the graduate and within this context it is specified that entrepreneurship must be present in the training of the engineer.
Methodology / approach
The Entrepreneurial Education approach used at SEBRAE, which includes educating about entrepreneurship, educating for entrepreneurship and educating through entrepreneurship, divided into eight modules of practical approach, with the individual defense of an authorial project through a pitch.
Main results
The implementation of the Entrepreneurship in Engineeringproject, at the Entrepreneurial Space generated an impact that led SEBRAE to replicate the project in all of its units in state, as an absolute case of success and good practices
Theoretical / methodological contributions
The implementation of the Entrepreneurship in Engineeringproject showed that it is possible to accelerate the process, awakening in students the entrepreneurial vocation and the confidence needed to start their own business, offering knowledge of the tools made available by SEBRAE directly during
Social / management contributions
The themes developed in the modules allowed networking among students and the guidance provided by the consultant triggered engagement for prototyping products and conceptualizing applications to be developed during the students' undergraduate course, generating direct engagement with society.