Resumo

Título do Artigo

USO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA SOB A PERSPECTIVA DO MODELO DE DELONE E MCLEAN
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Almir Roberto Venegas dos Santos
USP - Universidade de São Paulo - Escola Politécnica
2 - Mauro de Mesquita Spinola
USP - Universidade de São Paulo - Escola Politécnica
3 - Catalina Ramirez
Universidad Católica de Pereira - Administración de Empresas
4 - Renato de Oliveira Moraes
USP - Universidade de São Paulo - Escola Politécnica

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é determinar os antecedentes do uso de sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) nas empresas, sob a perspectiva de profissionais de Educação Corporativa envolvidos com programas de treinamento remoto.
Relevância/originalidade
O estudo aborda o uso de LMS na educação corporativa, um tema pouco explorado na literatura, através de uma abordagem qualitativa, que também é menos frequente na literatura, para identificar elementos específicos do modelo de Delone e McLean no contexto empresarial.
Metodologia/abordagem
O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com quatro especialistas em Educação Corporativa. As transcrições foram analisadas por meio de análise de conteúdo, utilizando codificação estrutural para identificar componentes dos constructos qualidade do sistema, informação e suporte no contexto corporativo.
Principais resultados
O estudo identifica traços específicos dos constructos exógenos do modelo DeLone e McLean no contexto de uso de LMS em ambientes corporativo: qualidade do sistema (compatibilidade e interoperabilidade), qualidade da informação (personalização e relatórios) e qualidade do suporte (níveis de atendimento).
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo adapta o modelo de Delone e McLean ao contexto corporativo, e identifica traços específicos dos constructos do modelo. Ele também cria condições para o desenvolvimento de escalas para pesquisas quantitativas futuras sobre o uso de LMS em Educação Corporativa.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo identificou necessidades tais como compatibilidade tecnológica, suporte eficiente, flexibilidade e personalização de conteúdo para o sucesso do uso de LMS na Educação Corporativa.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to determine the antecedents of Learning Management System (LMS) use in companies, from the perspective of Corporate Education professionals engaged in remote training programs.
Relevance / originality
The study addresses the use of LMS in corporate education, a topic scarcely explored in literature, through a qualitative approach, which is also less common, to identify specific elements of the DeLone and McLean model within the corporate context.
Methodology / approach
The study employed a qualitative approach, conducting semi-structured interviews with four Corporate Education specialists. Transcripts were analyzed through content analysis, using structural coding to identify components of the system, information, and support quality constructs in the corporate context.
Main results
The study identifies specific traits of the exogenous constructs of the DeLone and McLean model in the context of LMS use in corporate environments: system quality (compatibility and interoperability), information quality (customization and reporting), and support quality (service levels).
Theoretical / methodological contributions
The study adapts the DeLone and McLean model to the corporate context and identifies specific traits of its constructs. It also lays the groundwork for the development of scales for future quantitative research on LMS use in Corporate Education.
Social / management contributions
The study identified needs such as technological compatibility, efficient support, flexibility and content customization for the successful use of LMS in Corporate Education.